novembro 27, 2021

970×90

Mais de 1.600 pessoas foram vacinadas neste sábado (10), em Lauro de Freitas

Mais de 1.600 pessoas foram vacinadas neste sábado (10), em Lauro de Freitas

O movimento nos pontos de vacinação disponibilizados pela Prefeitura de Lauro de Freitas neste sábado (10) começou cedo. Todas as 1.614 vacinas da Pfizer recebidas nesta sexta-feira foram aplicadas em pessoas com 42 anos ou mais, nascidas até 31 de março de 1979.

 

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Augusto César Pereira do Nascimento, mesmo o chamamento do público sendo feito de acordo com a quantidade de doses disponíveis, com base em informações do IBGE, o número sempre é superior ao esperado, pois pessoas, por diversos motivos, deixam de se vacinar na data definida para sua faixa etária e procuram os postos depois.

 

“Fazemos a linha de corte para nascidos nestes meses para que o comparecimento seja compatível com a quantidade de doses, mas sempre temos os que deixam para se vacinar depois. Esse é um público que não temos como prever, além dos casos de moradores de municípios próximos que vêm para Lauro de Freitas se vacinar”, declarou o secretário.

 

Moradora de Itinga, a costureira Valquiria Conceição do Santos, de 45 anos, não pôde se vacinar na data determinada para sua faixa etária porque apresentava sintomas de gripe, mas conseguiu garantir a sua vacina neste sábado. “Estava ansiosa para me vacinar. Vim antes, mas estava um pouco gripada, aí tô voltando hoje.” Um dos dois filhos de Valquíria e o seu esposo que apresentam comorbidades relacionadas entre as prioridades de vacinação, também já se imunizaram.

 

Enquanto era vacinada no drive thru do Ginásio do Aracui, Diná Almeida de Cerqueira fez um agradecimento a Deus. “Estou agradecendo porque é um momento único e esperado por muitas pessoas. Aconselho a todos que venham tomar a vacina, é necessário, é importante, não fique escolhendo vacina! A gente sabe que em cada corpo é uma reação diferente, entrega nas mãos do senhor, venha, tome sua vacina e continue tomando todos os cuidados,” declarou Diná.

 

Mesmo afirmando que agora se sente mais seguro, Adriano dos Anjos Ferreira, de 43 anos, também se vacinou neste sábado e reafirmou o apelo para que todos continuem mantendo os cuidados para não se contaminarem. “Sou gerente de um condomínio de Villas e nós da administração estamos sempre atentos aos decretos e alinhando as nossas normas de acordo com as medidas, sempre lembrando a todos que mesmo depois de vacinado é preciso continuar cumprindo todos os protocolos.”

 

De acordo com o secretaria Municipal da Saúde (SESA), a vacinação da população com 42 anos ou mais será retomada assim que o município receber mais doses dos imunizantes. “Quando chegarem mais doses, vamos continuar chamando a faixa etária dos 42 anos.”

 

Na primeira semana do mês de julho, Lauro de Freitas alcançou a marca de 75.216 pessoas que já receberam a 1ª dose ou dose única de alguma das vacinas contra a Covid-19 disponíveis. O número equivale a 50% da população adulta do município, que já zerou a vacinação do público de idosos acamados e outros públicos-alvo, além de um grande avanço na população com comorbidades. Mais de 32 mil pessoas já completaram o ciclo vacinal, incluindo pessoas que tomaram a Janssen, vacina de dose única.

 

Compartilhe
abaixo de Saúde

Sobre o autor

posts relacionados

abaixo de Saúde