Mais de 13 toneladas de resíduos são retiradas da Lagoa da Base após chuvas

 Mais de 13 toneladas de resíduos são retiradas da Lagoa da Base após chuvas

Mais de 13 toneladas de lixo e entulho foram retiradas da Lagoa da Base, em Lauro de Freitas pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp) na manhã desta terça-feira (14). O serviço faz parte do esforço da Prefeitura para minimizar os alagamentos na região. Foram necessárias duas caçambas para remoção de todo o material acumulado nos últimos dias, composto em sua maioria por garrafas pet e pneus.

Além da limpeza de toda a área, a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) instalou uma bomba que funciona o dia inteiro, retirando a água acumulada. De acordo com a gestora da Sesp, Lindaura Francisco, as ações de limpeza na Lagoa são feitas rotineiramente pelas equipes, porém a falta de colaboração de parte da população, que não descartar o lixo nos locais adequados, faz com que os efeitos das chuvas se agravem.

“Na região há construções irregulares feitas em cima da lagoa. Essas famílias serão remanejadas pela Conder para empreendimentos do Minha Casa Minha Vida ou indenizadas”, explicou.

No local, o Governo do Estado em parceria com a Prefeitura está em fase final de execução da obra de reversão da Lagoa da Base. Foram perfurados 21 poços com mais de 14 metros de profundidade. Em cada poço foram instalados tubos de ligação, ao mesmo tempo em que o lençol freático será bombeado para o Rio Sapato, o que evitará as enchentes em tempos de chuvas. Os esgotos serão bombeados para a elevatória da Praia do Flamengo e de lá para o emissário de Jaguaribe, em Salvador.

Jornalista Giovanna Reyner

Fotos Lucas Lins

ASCOM/PMLF

14/05/2019

Tel.: 3288 8371

www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading