maio 16, 2021

970×90

Mais uma praça da macrodrenagem do Rio Ipitanga será entregue à população de Lauro de Freitas

Mais uma praça da macrodrenagem do Rio Ipitanga será entregue à população de Lauro de Freitas

Na manhã desta segunda-feira (8), moradores da Itinga conheceram detalhes do funcionamento da Praça Parque da Mata, um espaço com brinquedos, quadra poliesportiva, campo de futebol e pista para caminhada, construída no entorno de um dos reservatórios da macrodrenagem do Rio Ipitanga, localizado na Comunidade de Jardim Tropical. O equipamento passa por pequenos ajustes e deve ser inaugurado nos próximos dias.

O encontro faz parte do acompanhamento realizado por equipes de trabalho social da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA) e da CONDER, órgão do Governo do Estado que está executando as obras em parceria com a Prefeitura de Lauro de Freitas. Esta é a terceira reunião entre as equipes responsáveis pelas intervenções físicas e sociais que estão sendo implementadas na localidade.

“Realizamos este diálogo com a comunidade durante toda a obra, desde o início até a entrega do equipamento pela CONDER. Acompanhamos o reassentamento de famílias que moravam em casas que ficavam na área alagável e hoje, com esta área prestes a ser entregue, estamos apresentando detalhes, como os horários de funcionamento, usos permitidos, cuidados em períodos de chuvas, entre outras informações,” declarou Carolina Ramos, sub coordenadora da área social da CONDER.

Durante o encontro, que seguiu os protocolos de segurança sanitária contra a Covid, os moradores destacaram os benefícios que a praça e o reservatório vão trazer para a comunidade, e apresentaram algumas demandas às equipes responsáveis pela obra. Uma delas é a ampliação de ações voltadas à revitalização do Rio, algumas já realizadas, como o replantio de árvores, além de melhorias na iluminação.

Moradora da Rua São João há 40 anos, onde está localizada a praça, Dona Jaciara Santos ressaltou os benefícios que o local vai trazer para os netos.  “A obra é boa, muito bonita. Tenho filhos e netos, meu filho só tinha a mata para brincar, mas hoje minha neta vai ter uma área como essa para brincar com segurança, porque antes ela brincava na rua ou no quintal dos outros. Temos gratidão de terem olhado por nós aqui”.

A importância do equipamento também foi destacada pelo secretário municipal de infraestrutura, Roque Fagundes. “É uma obra grandiosa e é importante reafirmar a importância da comunidade na preservação e manutenção deste equipamento. Diversas secretarias vão atuar aqui neste sentido, no entanto, a participação de todos é fundamental, pois esta é uma obra de todos nós e que depende de todos nós.”

Nascido de um estudo de manejo de águas pluviais contratado pela Prefeitura, as obras de macrodrenagem do Rio Ipitanga contarão com seis praças reservatório. Três já estão concluídas, uma delas já entregue à comunidade. Outras três estão em execução. Além da construção dos reservatórios, também estão sendo realizadas intervenções para alargamento do Rio Ipitanga e construção de canais de microdrenagem. Durante os períodos de estiagem, as praças são mais um equipamento para prática de esportes.

Pavimentação de Ruas

Após o encontro, técnicos da SEINFRA e moradores da localidade percorreram  ruas que serão pavimentadas pela Prefeitura com recursos do PAC Itinga, a exemplo da São João de Baixo, Nossa Senhora do Socorro, Nossa Senhora das Graças, São Bartolomeu e São Pedro.

Compartilhe
abaixo de Saúde

Sobre o autor

posts relacionados

deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

abaixo de Saúde