Morales afirma ter sofrido atentado fracassado em viagem de helicóptero

 Morales afirma ter sofrido atentado fracassado em viagem de helicóptero

O ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, em entrevista realizada pelo ex-presidente equatoriano Rafael Correa para a rede de televisão russa RT e transmitida nesta sexta-feira (22), afirmou estar “convencido” de que sofreu um atentado fracassado no dia 4 de novembro, quando o helicóptero em que viajava apresentou um problema mecânico e fez um pouso de emergência.

“Surpreendentemente, o helicóptero baixou. Eu ainda estava pensando que era por um problema, mas agora estou convencido de que foi um ataque”, disse Morales, que encontra-se atualmente exilado no México.

O ex-mandatário do país andino acusou o general Jorge Gonzalo Terceros Lara, comandante geral da Força Aérea, de estar por trás dessa tentativa de assassinato. “Terceiros cometeram este atentado (…) Porque nos últimos dias esse general já mudou”, afirmou.

No dia 4 de novembro, a Força Aérea da Bolívia informou que o helicóptero que levava Morales fez um pouso de emergência por causa de “uma falha mecânica no motor de cauda durante a decolagem”.

À época, o líder indígena explicou que o incidente seria “devidamente investigado” – já seu ex-ministro do Interior, Hugo Moldiz, cravava que tratava-se de “atentado criminoso”.

“Viajo muito de helicóptero todos os dias. Dos nove departamentos que a Bolívia possui, meu recorde é de cinco departamentos [em um dia]. Viagens de helicóptero, avião, helicóptero, avião. Com ventania, chuva, às vezes nebulosidade. Desta vez [havia apenas] um pouco de garoa. Isso me surpreendeu”, disse Morales em sua entrevista com Correa.

O ex-presidente boliviano ainda lembrou que, naquele dia, o líder de direita Luis Fernando Camacho, um dos arquitetos de sua saída do governo, adiantou o fim da era de Morales a seus seguidores.

“Naquele dia, Camacho disse: ‘Na segunda-feira, vão ver como Evo vai cair, vamos mostrar em vídeo’. E à noite, depois que sua vida foi salva, ele não mostrou nada. Ele queria mostrar como o helicóptero Evo caiu e como Evo morreu”, afirmou.

Morales renunciou à presidência da Bolívia em um contexto de golpe militar, após as Forças Armadas exigirem sua saída do poder. O país, à época, já estava mergulhado em grande convulsão social, com a oposição denunciando fraude – posteriormente confirmada pela OEA (Organização dos Estados Americanos) – nas eleições presidenciais.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading