Na Semana do Meio Ambiente, Semarh oferece capacitação para catadores de materiais recicláveis

 Na Semana do Meio Ambiente, Semarh oferece capacitação para catadores de materiais recicláveis

A Semana Nacional do Meio Ambiente em Lauro de Freitas foi aberta com uma capacitação para catadores de materiais recicláveis, nesta terça-feira (6). Idealizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos (Semarh), o evento foi realizado com os trabalhadores e trabalhadoras da Cooperativa de Catadores e Agentes Ecológicos de Lauro de Freitas (Caelf). A formação promoveu conhecimentos acerca do mercado de recicláveis e noções de resíduos sólidos.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Alexandre Marques, a capacitação é uma parceria com a Caelf para aprimorar o trabalho dos catadores de materiais recicláveis que são verdadeiros protagonistas do desenvolvimento sustentável. “Essa Cooperativa é uma referência no município e queremos que seja para toda a Bahia. Trazer a qualificação aqui pra dentro fortalece o trabalho desses profissionais com mais informações sobre o olhar para a reciclagem e o gerenciamento de resíduos sólidos”, disse. 

A capacitação foi ministrada pela convidada Milena Souza, engenheira ambiental e sanitarista. Na palestra participativa, os catadores conheceram as diferenças entre lixo, resíduos e rejeitos, bem como as classificações de resíduos sólidos de acordo com a Lei nº 12.305/2010, que regulamentou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que dispõe sobre as diretrizes relativas ao gerenciamento, as responsabilidades dos geradores, ao papel do poder público e ao funcionamento dos instrumentos econômicos. 

Um dos pontos observados por Telma Silva, catadora há mais de dez anos, foi sobre a periculosidade que materiais descartados de forma inadequada gera para o meio ambiente e até para a saúde dos catadores de recicláveis. “O nosso trabalho ajuda a ter um ambiente mais saudável, mais limpo. Mas também é necessário que as pessoas tenham consciência daquilo que se joga fora, para não acabar poluindo o meio ambiente e afetando a própria saúde, as dos animais”, refletiu. 

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading