Oficina treina profissionais de municípios que serão atendidos pela Policlínica de Simões Filho

 Oficina treina profissionais de municípios que serão atendidos pela Policlínica de Simões Filho

Representantes das secretarias municipais de saúde dos municípios que serão atendidos pela Policlínica Regional de Simões Filho participaram, nesta segunda-feira (26), de oficina realizada pela Secretaria Estadual de Saúde (SESAB). As oficinas tem o objetivo de orientar os profissionais da atenção básica quanto aos procedimentos que serão necessários para o encaminhamento de pacientes para a policlínica, que será inaugurada em breve. Além de Simões Filho, o equipamento atenderá aos municípios de Lauro de Freitas, Camaçari, Dias D’ávila, Conde e Mata de São João.

Presente ao evento, a prefeita Moema Gramacho, presidente do Consórcio Metro Recôncavo Norte, responsável pela administração da policlínica, deu as boas vindas aos participantes e ressaltou a importância dos profissionais para a efetiva transformação dos serviços de saúde oferecidos à população. 

“Estamos muito felizes em poder contar com o trabalho de vocês em nossos municípios. É através da atenção básica que a saúde chega aos municípios, as casas, aos bairros, transformando e melhorando efetivamente a vida das pessoas. O governador Rui Costa é sensível a esta questão, por isso está implantando as policlínicas, equipamentos que têm ampliado consideravelmente o acesso da população a exames e consultas com especialistas”.

O evento contou também com a participação do diretor de Atenção Básica do Estado, José Cristiano Soster, responsável pela organização das oficinas, a diretora do consórcio, Jussara Dantas, e o diretor executivo da policlínica, Fernando Faila.

Veja como vai funcionar a Policlínica

A Policlínica vai realizar consultas e exames de média complexidade para cerca de 800 mil pacientes das cidades consorciadas. No local, os pacientes realizarão exames como mamografia, ressonância magnética e cintilografia óssea, entre outros, e contarão com atendimentos em várias especialidades como ginecologia, cardiologia, angiologia, ortopedia, endocrinologia, neurologia, oftalmologia, e outros. 

Não serão atendidas urgências e emergências. Todo atendimento será feito via agendamento pelas Secretarias da Saúde dos municípios que fazem parte do Consórcio. Primeiro o paciente passa por uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município. Uma vez identificada a necessidade de consulta com especialista ou exames e procedimentos de média complexidade, como biópsia e pequenas cirurgias, será agendado seu atendimento na policlínica. 

Os pacientes de Lauro de Freitas contarão com dois micro-ônibus especiais para deslocamento até a até Simões Filho. Os veículos também estarão disponíveis para trazê-los de volta a Lauro.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading