Parada do Orgulho LGBT de Itinga inspira a cultura da paz e reforça a criminalização da LGBTFOBIA

 Parada do Orgulho LGBT de Itinga inspira a cultura da paz e reforça a criminalização da LGBTFOBIA

Com o grito de ordem “Nossas vidas importam – Criminalização da LGBTFOBIA já”, centenas de pessoas tomaram conta do circuito Terraplac – Largo do Caranguejo, no domingo (25), na 4º Parada do Orgulho LGBT de Itinga. Na folia de cores, sorrisos e demonstrações de afeto, a prefeita Moema Gramacho recebeu uma homenagem e destacou a resistência e lutas por direitos que acompanham o brilho da diversidade.

A Parada do Orgulho que também tem como lema “Sou LGBT de Itinga” reforça as identidades locais e abraça a pluralidade de todo o município. Organizado pelo Coletivo de Lésbicas, Bissexuais, Gays, Travestis e Transexuais (CLBGT), o evento encerra com muito “close” a IV Semana do Orgulho LGBT de Itinga que tratou assuntos como combate a violência, saúde, ancestralidade e cidadania.

A prefeita foi honrada com a faixa “Destaque” do Orgulho LGBT de Itinga pela sua solidariedade ao movimento.

“Este é um ato público que reflete a luta contra ao preconceito, violência à mulher, machismo, racismo e a cultura do ódio. Quando apoiamos a parada e todas as atividades de promoção ao conhecimento, é para chamar atenção do Estado para que mais políticas públicas aconteçam”, frisou Moema ao clamor por “abaixo a LGBTFOBIA”.

Para Joselia dos Santos, presidente do coletivo CLGBT que entoou palavras de conscientização durante o percurso dos trios, a parada é momento de dar mais visibilidade aos pleitos da comunidade LGBT. Atento às coreografias do grupo Explosão da Quebradeira, Marcos Vinicius Couto, 19, acredita que o país avançou nos direitos para as pessoas LGBT, “mas ainda é muito pouco, diariamente lidamos com a LGBTFOBIA velada, estrutural. Falta muito para chegarmos a uma inclusão social plena”, ressaltou.

Entre os homenageados, o vereador Roque Fagundes recebeu o título de padrinho em reconhecimento a sua contribuição para realização do evento desde a sua primeira edição. A faixa de madrinha foi entregue para Gil Lima, de princesa Paola Brasil, príncipe Logan Monteiro, e ainda de destaque Polyana Alves. Além de músicas “lacrativas” tocadas por Djs no primeiro trio, a banda Triunfo Gang do Samba comandou o swing da multidão na sequência do circuito. A IV Parada foi finalizada ao som dos teclados de Hebert Hakan.

Jornalista Laerte Santana

Foto Edgard Copque

ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas

26/08/2019

71 3288 8371

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading