ONU: 30 mil terroristas estrangeiros estão na Síria e Iraque

 ONU: 30 mil terroristas estrangeiros estão na Síria e Iraque

<> on April 14, 2015 near Al-Karmah, Iraq.

Aproximadamente 30 mil combatentes terroristas estrangeiros estão no Iraque e na Síria, afirmou nesta terça-feira (5) o diretor do Comitê da ONU Contra o Terrorismo, Jean-Paul Laborde, que advertiu contra o risco de “ataques cada vez mais fortes” nos seus países de origem.

“Os combatentes terroristas estrangeiros são muito numerosos” no Iraque e na Síria, afirmou Laborde. “São cerca de 30 mil. E agora que o espaço vital do Daesh [acrônimo árabe do grupo extremista Estado Islâmico (EI)] se reduz no Iraque, vemos eles regressar para nós, não apenas para a Europa, mas também para os seus países de origem, como Tunísia ou Marrocos”, disse em Genebra.

“Os ataques terroristas nos países de origem tendem a ser cada vez mais fortes para contrabalancear a pressão que é exercida sobre eles”, insistiu. Laborde apelou aos países para colocarem em prática uma “filtragem” destinada a distinguir “entre uma grande parte dos combatentes estrangeiros que não são pessoas perigosas e aquelas que são”.

O diplomata francês acrescentou que a comunidade internacional dispõe de utensílios jurídicos para combater o terrorismo, mas sublinhou que “a adaptabilidade e flexibilidade das organizações terroristas é muito mais rápida que a nossa”.

Laborde defendeu uma cooperação conjunta da comunidade internacional com empresas privadas, como Google, Twitter e Microsoft, para combater o deficit de flexibilidade e vigiar os terroristas de forma mais eficaz na internet, sem, no entanto, violar a liberdade de expressão.

Ele apelou ainda aos governos nacionais para compartilharem de forma mais rápida as informações, considerando que, se isso não for feito, os atos terroristas continuarão crescendo.

O Comitê Contra o Terrorismo, no qual estão representados os países-membros do Conselho de Segurança, foi criado em Nova York logo após os atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading