Orquestra Juvenil da Bahia apresenta no TCA repertório da Turnê Europa

 Orquestra Juvenil da Bahia apresenta no TCA repertório da Turnê Europa

A principal formação do programa Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba) irá se apresentar nas principais salas de concerto da Suíça, Itália e França, durante os meses de agosto e setembro. O público baiano terá a oportunidade de ouvir o repertório dos concertos na Europa, em primeira mão, nos dias 27 e 28 de julho e 23 de agosto, no Teatro Castro Alves, sempre às 20h, com ingressos a R$ 2 (meia) e R$ 4 (inteira).

Sob a regência de Ricardo Castro, diretor geral e fundador do Neojiba, a Juvenil da Bahia apresenta obras de compositores como Ravel, Saint-Säens, Stravinsky, Villa-Lobos, Tchaikovsky, Shostakovich e Beethoven. Participam como solista o pianista, Sérgio Escalera, e o trompetista da Orquestra Juvenil da Bahia e membro fundador do Neojiba, Helder Passinho Jr., além do maestro Ricardo Castro.

“Oferecer mais uma turnê internacional desse porte e dessa qualidade à jovens músicos é um motivo de orgulho para todos os que se dedicam ao programa Neojiba, desde 2007. Abrimos as portas do hemisfério norte para a juventude brasileira em 2010, quando realizamos a primeira turnê de uma sinfônica juvenil brasileira na Europa, e agora em 2016 essa sexta turnê internacional, totalmente financiada por nossos anfitriões, vem coroar nosso modelo de gestão, nossa missão, visão e valores”, destaca Ricardo Castro.

“A possibilidade de uma orquestra tocar o repertório de uma turnê no período imediatamente anterior à viagem – e na sua cidade, para seu público habitual – ajuda, sem dúvida alguma, no sucesso a ser alcançado. Ter a experiência de manter e tocar um extenso repertório, ter o feedback e o carinho do público, tudo isso é muito importante para cada integrante da orquestra. E, para a plateia, é uma oportunidade de ouvir peças fantásticas e contribuir para que a nossa Orquestra Juvenil da Bahia, mais uma vez, brilhe em importantes palcos estrangeiros”, afirmou o diretor musical do Neojiba, Eduardo Torres.

“Sergio Escalera é um jovem boliviano que chegou à minha classe de piano na Suíça em 2014. Ganhou importantes prêmios internacionais, já atuou como Global Leader da Youth Orchestra of the Americas e acaba de adquirir o título de Mestre com grande sucesso, sendo além disso o único pianista da instituição autorizado a cursar o Diploma de Solista em 2016 e 2017, o mais alto grau da instituição. É uma alegria ver o desenvolvimento de um jovem como ele.”, conta Ricardo Castro, sobre o solista convidado para os concertos de julho.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading