Postos de Saúde ampliam horário de funcionamento durante o Novembro Azul em Lauro de Freitas

 Postos de Saúde ampliam horário de funcionamento durante o Novembro Azul em Lauro de Freitas

As Unidades de Saúde da Família (USF), em Lauro de Freitas, ampliarão o horário de funcionamento neste mês de novembro para reforçar a prevenção ao câncer de próstata. Em dias específicos, o horário será até às 20h, para a realização de consultas, exames e palestras de orientação, integrando a programação da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) na campanha Novembro Azul.

A ação teve início na terça-feira (12), no Espaço Cidadão, seguiu nesta quarta-feira (13) na USF Israel Moreira, na Itinga. Na próxima quinta-feira (21) será a vez do Chafariz; sexta-feira (22) no Tarumã; segunda-feira (25) no Noel Alves, em Portão; na terça-feira (26) em Vida Nova; e quinta-feira (28) no Parque São Paulo, em Itinga.

De acordo com o superintendente da Atenção Básica da Sesa, Hadson Namour, a iniciativa é pioneira no município e tem como objetivo contemplar homens que não podem comparecer às unidades em outros horários. “Das 15h, até às 20h, teremos além de consultas com médicos clínicos, encaminhamentos para exames, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite B, palestras sobre câncer de próstata, aferição de pressão e glicemia e planejamento familiar com encaminhamento para vasectomia”, informou.

A estratégia para ampliação do atendimento com foco na saúde masculina e prevenção ao câncer de próstata, permitirá o atendimento aos pacientes também nos finais de semana. As USFs em Areia Branca, Irmã Dulce em Portão e São Judas Tadeu na Itinga abrirão no sábado (23), das 8h às 14h. Já no sábado (30) será a vez da unidade de Vila Nova também em Portão. A expectativa é atender cerca de 1.500 homens até o final da campanha.

A coordenadora de ações Programáticas e Estratégicas da Sesa, Susana Almada, explica que as unidades continuarão seu funcionamento normal com atendimento das Equipes de Saúde da Família a partir das 8h da manhã, com médicos, enfermeiros, odontologistas, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, educador físico e assistente social. “Somente nos dias específicos o horário será ampliado”, destacou.

Jornalista Giovanna Reyner

ASCOM/PMLF

13/11/ 2019

Tel.: 3288 – 8371

www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading