Prefeitura cadastrada no “Bahia Estado Voluntário” apoia ação em casa de repouso no Dia dos Avós

 Prefeitura cadastrada no “Bahia Estado Voluntário” apoia ação em casa de repouso no Dia dos Avós

A animação tomou conta dos 20 idosos abrigados na Casa de Repouso Encanto da Vida, em Ipitanga, nesta segunda-feira (26), data em que é comemorado o Dia das Avós. A atividade teve o apoio da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, cadastrada no programa “Bahia Estado Voluntário”, e de membros da sociedade civil, que levaram música, dança e lanche para tornar mais alegre o dia dos idosos que vivem no local.

Sem contato direto com os familiares e demais visitantes há meses por causa das medidas de prevenção à Covid-19, a idosa Maria Rebouças, 77, avalia que a iniciativa deixou o dia dela mais feliz e ajudou a amenizar a saudade dos oito netos e dois bisnetos nesse dia festivo.

“Eles chegaram para deixar o nosso dia mais alegre. Mesmo sentindo falta de casa, em Itaberaba, eu me diverti muito. Estou gostando de tudo”, contou. Na Casa há cinco meses, ela é a única bisavó instalada no espaço.

Para Neide Neves, 61, que vive no local há mais de um ano, a celebração do Dia dos Avós não pode passar em branco. “Fora que para mim, que tenho depressão, é muito bom participar de coisas assim para distrair a mente. Ajuda a tornar a convivência aqui mais leve e feliz”, disse. Ela não pôde ter filhos, mas revelou ser apaixonada por crianças e ser avó de coração. “O que vale é o sentimento”, completou.

A gestora da Casa de Repouso, Elisângela Araújo, destacou que todos os protocolos de segurança foram cumpridos para realizar a ação. “Todos já tomaram a segunda dose e ainda assim a gente segue com cuidados redobrados para cuidar da saúde de nossos idosos nesse dia tão importante para eles”, explicou. Os voluntários, que contribuíram, não participaram da atividade no local.

Um dos articuladores da ação, o secretário Chefe de Gabinete do município, Luís Maciel de Oliveira, classificou a iniciativa como gratificante. “Hoje foi uma manhã muito especial. Pudemos ver o depoimento, a felicidade e a alegria de muitos daqueles que construíram a nossa sociedade, a nossa formação e educação. Hoje eles estão aqui passando o outono de sua vida e participar desse momento é muito gratificante para nós”

Luis Maciel ainda destacou a importância do Projeto Bahia Estado Voluntário. “Nos dá uma dimensão muito grande do quanto existem pessoas boas, disponíveis e dispostas a servir. E mais do que isso, quantas pessoas precisam desse serviço voluntário, com muito amor, com muito carinho”.

O Programa

A Prefeitura de Lauro de Freitas realizou cadastro no programa que visa incentivar o voluntariado na Bahia no mês de junho. A Casa e Repouso Encanto da Vida foi a primeira instituição a ser cadastrada no município.

Interessados ainda podem realizar cadastro no programa através do site: www.estadovoluntario.ba.gov.br. Estão aptos a participar órgãos estaduais, ONG’s, entidades privadas e voluntários maiores de 18 anos. São diversas as áreas de atuação que a pessoa pode escolher. Basta preencher o cadastro com informações de dias e horários disponíveis para a realização das atividades, além das áreas de atuação nas quais têm interesse em participar. Todo o trabalho será avaliado e monitorado. Os participantes também receberão certificados com validação em serviços públicos. A atividade também pode valer como complementar.

O “Bahia Estado Voluntário” é desenvolvido pelas secretarias da Administração (Saeb) e de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) do Governo do Estado.

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading