Prefeitura de Lauro de Freitas realiza Seminário de Regionalização do Turismo da Costa dos Coqueiros, nesta sexta, (10)

 Prefeitura de Lauro de Freitas realiza Seminário de Regionalização do Turismo da Costa dos Coqueiros, nesta sexta, (10)

Nesta sexta-feira, (10), será realizado no Mais Hotel, em Lauro de Freitas, das 8h às 14h, o Seminário de Regionalização do Turismo da Costa dos Coqueiros, evento realizado pela Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, através da Secretaria de Cultura e Turismo, que tem como objetivo principal discutir a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro e sensibilizar o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do MTur (Cadastur) além propor e debater as Políticas Públicas para o Turismo. O Seminário tem como objetivo também comemorar o Dia Nacional do Turismo e o Dia Nacional do Guia de Turismo, respectivamente 8 e 10 de maio.

O Seminário contará com a presença da Prefeita Moema Gramacho, o Secretário de Cultura e Turismo, Carlucho, da Deputada Federal Lídice da Mata, dos prefeitos dos municípios que compõe a Zona Turística da Costa dos Coqueiros, deputados, secretários, dirigentes do setor turístico, o Superintendente de Serviços Turísticos Jorge Ávila, o Diretor de Regulação e Certificação de Serviços Turísticos, Sr. Divaldo Borges e a Coordenadora do Cadastur e interlocutora com Ministério do Turismo, a Sra. Juliana Maia, representando a Secretaria Turismo do Estado da Bahia, representantes do Trade Turístico como SEBRAE, ABIH, ABAV, ABRASEL, ONGs como a Rede Empreendedorismo Afro Étnico EMUNDE, o Conselho Municipal de Turismo de Lauro de Freitas, empresários, representantes de entidades culturais de Lauro de Freitas, pessoas interessadas pelo tema, entre outros. O Seminário contemplará os benefícios e critérios para manutenção ou ingresso no Mapa do Turismo Brasileiro e será lançada a Campanha do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do município Lauro de Freitas.

Mapa do Turismo é o instrumento de orientação para atuação das esferas governamentais das políticas públicas do Turismo. Realizado a cada dois anos, o processo de atualização do mapa prevê a categorização dos municípios a partir de critérios que traduzem a economia do turismo. O mapeamento realizado pelo Ministério do Turismo (MTur), com auxílio dos estados, reconhece o potencial turístico de destinos brasileiros e auxilia no desenvolvimento de políticas públicas para o setor, como promoção e investimentos. Atualmente, 150 cidades baianas estão mapeadas.

A metodologia do Ministério do Turismo para inclusão no mapa é baseada no desempenho econômico da atividade turística na cidade e prevê a análise de indicadores fornecidos pelos gestores, a exemplo do número de meios de hospedagem formalizados e inscritos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do MTur (Cadastur), e estimativas do fluxo turístico doméstico e internacional.

Para integrar o Mapa Turístico é preciso comprovar a existência de um órgão municipal de turismo, com dotação orçamentária para essa área, existência do Conselho Municipal de Turismo em atividade, a assinatura de um Termo de Adesão ao Programa de Regionalização do Turismo. Outros dados relevantes são o número de empregos e de estabelecimentos formais no setor de hospedagem e as estimativas do fluxo turístico doméstico e internacional, dados que determinam a classificação dos municípios em cinco categorias.

A atualização periódica faz parte da estratégia de estruturação e promoção do turismo de forma regional e descentralizada. A nova versão do mapa será divulgada pelo Ministério do Turismo em agosto. Segundo, avalia o secretário nacional de Estruturação do Turismo do MTur, Robson Napie, o Mapa Turístico baseia a criação de políticas públicas e a destinação prioritária de recursos do Ministério do Turismo, com foco no desenvolvimento regional do setor. A nova atualização vai possibilitar a adequação desse instrumento de gestão de políticas públicas à realidade regional. Atualmente, o mapa registra 3.285 municípios em 328 regiões turísticas.

O Mapa do Turismo Brasileiro foi instituído em dezembro de 2013 e passou a ser atualizado de dois em dois anos a partir de 2016. Os estados têm autonomia para definição das regiões turísticas, excluindo ou incluindo municípios. A integração cria condições e oportunidades para revelar e estruturar novos destinos turísticos mais qualificados e competitivos. O Programa de Regionalização do Turismo orienta o desenvolvimento turístico contemplando as regiões e o crescimento dos municípios.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading