Prefeitura em Ação realiza mais de 2 mil atendimentos no Parque São Paulo, em Itinga

 Prefeitura em Ação realiza mais de 2 mil atendimentos no Parque São Paulo, em Itinga

Mais de dois mil atendimentos foram realizados pelo Programa Prefeitura em Ação, na localidade do Parque de São Paulo, em Itinga. Neste sábado (13), ponto alto das prestações de serviços na região, moradores ainda tiveram acesso a atendimentos com clínico geral, equipes de odontologia e nutrição, orientação com o Procon Municipal, vacinação, testes rápidos, coleta de exames e outros serviços voltados à saúde, infraestrutura e cidadania.

Segundo a prefeita Moema Gramacho, “o Prefeitura em Ação leva mais serviços da administração municipal para onde a população está”. Genilda Santos, mãe de Sthefany (6) e Jeferson (22), aprova a iniciativa da gestora de Lauro de Freitas. “Passei pelo atendimento clínico e consegui encaminhar os exames que eu queria. Meu filho passou na mesa do Procon e recebeu orientações de como proceder em alguns casos. É muito bom ter esses serviços mais perto da gente, facilita muito”, concluiu. 200 senhas para atendimento clínico foram disponibilizadas.

Moema ainda completou que as ações do Programa começam pela intensificação dos serviços de infraestrutura e limpeza urbana na localidade em que está sendo executado. Mais de 600 lâmpadas foram trocadas do final de linha do Parque São Paulo, local onde foram montados os stands e trailers das ações, ao início do bairro de Capelão. Como afirma a coordenadora do Prefeitura em Ação, Inglid Leila, tapa-buraco, varrição, capinação e pintura de meio-fio, entram na localidade antes dos serviços de saúde e social.

Além de orientações sobre relações de consumo do Procon Municipal que foi bastante procurado pelos moradores, novas ações, como o teste de leishmaniose para animais, repercutiram na região. O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Lauro de Freitas, responsável pela testagem, identificou um caso de leishmaniose visceral canina. O Centro vai encaminhar a amostra para o Lab Central, em Salvador, e em caso de confirmação, o tutor do animal será orientando e o território onde vivem passará a ser monitorado.

Nos três dias de ação social, cerca de 600 cães e gatos foram vacinados. Os atendimentos para cadastros do Bolsa Família e Cartão SUS, além dos serviços odontológicos e vacinação humana, estiveram na preferência da população. Também novo no Programa, equipe do Projeto Técnico Social (PTS) das obras de Macrodrenagem dos rios Ipitanga, Joanes e afluentes, fez panfletagem sobre as intervenções de águas pluviais que vão reduzir os problemas de alagamento da cidade.

ECA

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completou 29 anos neste dia 13. Para celebrar a data, o Prefeitura em Ação, através do Departamento de Assistência à Criança e ao Adolescente (DACA/SEMDESC), realizou atividades dinâmicas. Oficina de leitura, pintura de desenho e facial e pula-pula, divertiram a garotada durante este sábado.

A diretora do DACA, Cíntia Saraiva, destaca que as atividades lúdicas também servem para análise em relação a violências sofridas pelo público. “Na pintura de desenho podemos identificar a forma como a criança se expressa. Se ela tem um traço forte, usa cores em tons mais fortes, isso pode ser indicativo de uma situação de risco que esteja passando” exemplificou. O departamento trabalha com uma rede de proteção aos direitos das crianças e adolescentes.

Jornalista Laerte Santana

Foto Edgard Copque

ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas

13/07/2019

71 3288 8371

www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading