Prefeitura inaugura novas instalações do CTA/SAE em Lauro de Freitas

 Prefeitura inaugura novas instalações do CTA/SAE em Lauro de Freitas

A mudança de endereço do Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE) de Lauro de Freitas vai permitir a ampliação de consultórios, da equipe profissional e da capacidade de atendimento. A cerimônia que marcou a inauguração do equipamento, remanejado para a rua Graciosa, nº 23, em Vila Praiana, onde estava a Policlínica Carlos Bastos, aconteceu na manhã desta segunda-feira (14).

Ao lado do secretário municipal de saúde, Augusto César Pereira, a prefeita Moema Gramacho visitou as novas instalações e recebeu algumas informações em relação aos atendimentos no novo local.

Mais de 1.300 pessoas são assistidas de forma contínua pelo equipamento, que oferece acompanhamento para diagnóstico positivo de hanseníase, tuberculose e ISTs como HIV, sífilis, hepatites virais. Com a mudança, a unidade salta de dois para sete consultórios, além de continuar disponibilizando atendimentos com médicos clínicos, dermatologistas, pneumologista e infectologistas, realizar testagens para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e dispensa de medicamentos.

A gestora ressaltou a importância do remanejamento para possibilitar mais conforto, qualidade no atendimento e economia aos atendidos pelo CTA. “Esse prédio veio para proporcionar melhor atendimento a todos aqueles que necessitam do atendimento do CTA, que agora funciona em local maior, vai contar com mais profissionais e com uma estrutura mais moderna”, contou.

No CTA, também é possível realizar exames rápidos para diagnóstico de ISTs em menos de 15 minutos. Além disto, a unidade dispensa a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV) que previne a infecção pelo HIV através da ingestão diária de um comprimido e a PEP (Profilaxia Pós-Exposição de Risco). A unidade também atua na coleta de sangue para exames laboratoriais, aplicação de vacinas em pacientes e acompanhamento para gestantes soropositivas.

O vice-prefeito Vidigal Cafezeiro comentou sobre a relevância do equipamento para o diagnóstico precoce de IST’s e doenças oportunistas. “O CTA não é só sobre o diagnóstico precoce de algumas doenças e tratamento, é também sobre o acolhimento e humanização no atendimento. Tudo isso é para dar mais dignidade ao povo. Vale ressaltar que esse espaço é fruto de uma grande luta, lá de 2007, ainda na gestão da prefeita Moema”, relembrou.

O secretário de saúde destacou que a mudança vai possibilitar redução nos custos com locação em 40%. O local, segundo o secretário, é referência na região e abriga pacientes de municípios vizinhos. “Estamos dispostos sempre a fazer mais e melhor por quem busca os nossos serviços”.

O coordenador do CTA, Djair de Deus comentou que quem ganha com o remanejamento são os pacientes, que buscam os serviços disponibilizados na unidade. “Tudo isso aqui foi idealizado para ajudar no acolhimento e melhor atendimento de todos eles”.

O equipamento dispõe de uma equipe multidisciplinar composta ainda por médicos, enfermeiros, farmacêuticos, assistente social, psicólogos e técnicos. Segundo Djair de Deus, a previsão é que a unidade em breve disponibilize atendimentos em ginecologia, nutrição, proctologia e telemedicina.

Interessados em agendar consultas ou realizar as testagens rápidas, devem se dirigir à sede do novo CTA de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, com documento de identificação com foto e cartão SUS. Para dúvidas e mais informações, o paciente pode ligar para o telefone 071 3369-9940.

O CTA realiza, em média, 881 atendimentos mensais. Somente no último ano, mesmo com a crise sanitária causada pela pandemia da covid-19, foram realizados 18.043 procedimentos e 10. 573 consultas. Em 2021 foram realizados mais de 28.600 atendimentos. Em atuação há 15 anos, o equipamento iniciou suas atividades em 2007, no bairro da Itinga.

 

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading