Prefeitura oferece suporte para emissão de passe livre para PCDs

 Prefeitura oferece suporte para emissão de passe livre para PCDs

Um mutirão de atendimento às famílias das pessoas com deficiência (PCDs) foi realizado na faculdade UNIME, nesta sexta-feira (12). A iniciativa faz parte de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (Sepadhir), Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SETTOP) e a Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro Especializado de Reabilitação (CER). Cerca de 30 atendimentos foram realizados para o requerimento do passe livre, documento que garante o acesso ao transporte público de forma gratuita.

 

O CER atende, mensalmente, cerca de três mil pacientes com deficiência auditiva, física e intelectual. De acordo com Graziela Borges, coordenadora do Centro e psicóloga, a ação facilita a emissão do documento, já que a maioria das pessoas possuem restrição de renda ou dificuldade de locomoção. “A nossa ideia é que as famílias possam agilizar a emissão do passe livre dentro da própria unidade. Aproveitamos que eles precisam vir aqui para tratamento, cumprindo a rotina médica. Disponibilizamos o suporte e para que garantam o direito do passe livre. É um trabalho coletivo para facilitar a vida dessas pessoas”, disse.

 

A Sepadhir orienta as famílias na solicitação do passe para o transporte público intermunicipal e interestadual. Já a SETTOP atende as pessoas que estão em busca do acesso gratuito para as topics que circulam no município. O coordenador do Departamento de Pessoa com Deficiência (DPCD) da Sepadhir, Almir Júnior, destaca que o Governo Federal faz uma análise social e de deficiência para a emissão do documento. Por isso, durante o atendimento, orienta sobre todos os documentos necessários.  “É de extrema importância essa parceria que temos, porque sabemos que o público é extremamente carente. Nem sempre essas pessoas têm facilidade ou oportunidade para ir até as secretarias. Aqui mesmo, eu já coleto toda a documentação. Faço todo o acompanhamento do processo, porque o nosso objetivo é fazer de tudo para que o solicitante consiga o seu benefício”, comentou.

 

A ação é feita todo mês. Além das orientações, o público presente conta com pontos de doação de roupas, calçados, próteses e cadeiras de rodas. Maria de Fátima Pereira foi uma das munícipes que aprovou a iniciativa. A neta, Sofia Valentina, 6 anos, tem microcefalia e paralisia cerebral, sendo acompanhada pelo CER para tratamentos de reabilitação. “É muito bom, porque quando não tinha o passe, eu tinha que gastar muito dinheiro com transporte de aplicativo. Hoje eu vim solicitar a renovação. Toda orientação que recebo aqui é fundamental”, comentou. 

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