Previa do Campus Party lotou teatro em Lauro de Freitas

 Previa do Campus Party lotou teatro em Lauro de Freitas

A Praça da Matriz, no Centro, é a primeira de Lauro de Freitas a receber o sinal gratuito de wifi social. A novidade foi anunciada nesta quinta-feira, durante o Feel The Future, Seminário de Juventude e Inovação, realizado no Cineteatro pela Secretaria de Planejamento, Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico (SEPLAN), em parceria com a LFTV. A meta da prefeitura é expandir o benefício para todas as praças do município.


O seminário trouxe experiências de personalidades do ramo da tecnologia, entre eles o fundador e presidente do Campus Party, Francesco Farrugia, e exemplos de jovens baianos que se destacam na área. Alunos da rede municipal participaram do evento, além de empresários, profissionais liberais, professores, agentes públicos e Ong’s.

O Campus Party acontece na Bahia de 9 a 13 de agosto, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (SECTI), José Vivaldo Filho, “essa é uma oportunidade de estar conctatado com que há de mais avançado no mundo e Lauro de Freitas teve a oportunidade de receber a prévia desse evento. A expectativa é reunir milhares de pessoas provendo integração com a comunidade mundial que estará presente”. O tema do CPBA será Bahia Inovação Produtiva e vai trazer personalidades como Ricardo Cappra, renomado cientista de dados, e Ada Yonath, biocientista e prêmio Nobel de Química.


Francesco Farrugia contou um pouco da sua trajetória e fez uma reflexão sobre a importância de seguir a mesma direção para qual o mundo caminha. “Não podemos nos limitar achando que não somos merecedores nem temos capacidade. Hoje temos a internet, ferramenta que possibilitou a concentração de conhecimento e o tornou disponível democraticamente”. Para exemplificar este conceito Francesco apresentou o garoto Vinicius Melo que aos 15 anos já tem destaque no mundo tecnológico.

“Assim como tenho muitas pessoas em que me espelho, quero servir como exemplo de que nós podemos colaborar para mudar o cenário da nossa juventude”. Vini, como é conhecido, começou atuar na tecnologia fazendo criações com sucata em casa. Morador do bairro da Federação, o jovem que é desenvolvedor robótico de tecnologia aberta, ganhou visibilidade depois que começou a frequentar espaços no perfil do Campus Party ao integrar o Departamento de Ciências da Computação da Universidade Federal da Bahia.


Para o secretário Mauro Cardim que através da Seplan trouxe o evento para o município na parceria com a LFTV, “este é o primeiro passo para que a Lauro de Freitas se torne uma cidade digital para proporcionar à nossa juventude acesso gratuito a internet e consequentemente ao conhecimento e à inovação para que amanhã eles possam se desenvolver e servir de exemplo, como os jovens que trouxeram suas experiências para o seminário”.

Baiano de Itabuna, Maciel Barreto compartilhou com o público suas experiências em participações no Campus Party, evento que reúne jovens em um festival com temáticas de inovação, ciências, empreendedorismo, criatividade e entretenimento. “O Campus Party é uma porta, uma oportunidade para os jovens desenvolverem seu talento no ramo da tecnologia”. Maciel é hexacampeão brasileiro e terceiro lugar no campeonato mundial Thermaltake CaseMOD (técnica de modificação do gabinete de um computador).


O secretário de Educação de Lauro de Freitas, Paulo Gabriel, convidou Francesco para atuar na Universidade de Verão e chamou a atenção para a importância da participação dos estudantes do município neste evento. “É fundamental que esse mundo para o qual Francesco aponta seja reconhecido pelos estudantes de Lauro de Freitas. A tecnologia é o grande determinador e o núcleo hoje da nossa vida. Precisamos acompanhar esse processo e ter isso na nossa educação”.

Empolgado com o seminário e com a novidade do wi-fi gratuito, aluno da Escola Municipal de vida Nova Caique Alves já pensa na possibilidade de uma formação na área de tecnologia. “O evento foi ótimo. Tive uma noção sobre robótica e ciências tecnológicas e fiquei com vontade de aprender mais”.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading