julho 25, 2021

970×90

Profissionais da atenção básica são primeiros a receber doses da AstraZeneca em Lauro de Freitas

Profissionais da atenção básica são primeiros a receber doses da AstraZeneca em Lauro de Freitas

A sensação de felicidade ao ser vacinada foi descrita por Vânia Ferreira, primeira profissional da saúde de Lauro de Freitas a receber a dose do imunizante produzido pela Oxford/AstraZeneca, nesta segunda-feira (25). “Dever cumprido. Estamos na luta e começamos bem. Estou feliz porque para ajudar o outro, precisamos estar preparados, vacinados”, disse a técnica em enfermagem da Unidade de Saúde da Família Santa Bárbara, na Itinga.

Para dar continuidade ao plano de vacinação dos grupos prioritários, após receber o novo lote de 1.320 doses da vacina contra a Covid-19, neste domingo (24), a Prefeitura Municipal precisou fazer adaptações na logística devido à quantidade de dez doses em cada frasco do novo imunizante. Agora, a vacinação está sendo feita em grupos de dez pessoas. Fabricado no Instituto Serum, na Índia, a vantagem da nova vacina é que a segunda dose pode ser aplicada entre 90 a 120 dias, como afirma a prefeita Moema Gramacho.

“O prazo maior da AstraZeneca nos permite vacinar 1.320 pessoas sem precisar guardar para a segunda dose. Estamos nos esforçando para fazer com maior agilidade possível. Quanto antes tivermos o maior número de pessoas vacinadas, melhor, porque diminuiremos a possibilidade de contaminação. Iniciamos a vacinação desse novo lote aqui no posto Santa Bárbara, com a vacinação de dez profissionais, entre enfermeira, agente comunitário e auxiliares de serviços gerais. Ou seja, estamos vacinando todos os trabalhadores de saúde, em especial os que estão na linha de frente”, disse Moema. 

De acordo último balanço de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), 1.447 pessoas, entre profissionais da Saúde que atuam na linha de frente da Covid-19 e idosos que vivem em instituições de longa permanência, já foram vacinados. Com as duas remessas de vacinas recebidas, Coronavac e AstraZeneca, o município de Lauro de Freitas soma 2.960 doses para imunização até o momento. Segundo o secretário municipal de Saúde, Augusto César, esse dado ainda não atinge o estimado pelo Ministério de Saúde para os grupos da primeira fase.

Quem também vibrou de felicidade ao ser imunizada foi Luciana Brito, agente comunitária da USF Santa Bárbara. “Ontem quando eu soube que seria vacinada, cheguei a sonhar com esse momento. Bateu uma ansiedade porque estamos nessa luta há um bom tempo. Como agente, eu sempre oriento a população de que o uso da máscara é importante, que devemos manter os hábitos de higiene, como lavar as mãos. A vacina chegou e logo estaremos nos relacionando como era antes, com comemorações”, conclamou.

 

Compartilhe
abaixo de Saúde

Sobre o autor

posts relacionados

abaixo de Saúde