Programa de Incentivo à Cultura do Algodão é prorrogado até 2017

 Programa de Incentivo à Cultura do Algodão é prorrogado até 2017

O Programa de Incentivo à Cultura do Algodão (Proalba), um dos instrumentos de política agrícola do Governo do Estado, foi prorrogado para 31 de dezembro de 2017. Por meio dele, é concedido um incentivo de até 50% do ICMS sobre a comercialização do algodão no mercado interno, desde que o produtor atenda aos requisitos tecnológicos, fitossanitários e de qualidade estabelecidos pelo programa.

“O Proalba tem sido um dos principais fatores para o aumento da competitividade do algodão da Bahia, promovendo considerável desenvolvimento econômico e social do estado. Os projetos desenvolvidos com recursos do programa têm trazido melhorias em diversas áreas do agronegócio, dentre elas, a promoção do algodão nos mercados nacional e internacional, ações de marketing, qualificação de mão de obra, logística, sustentabilidade e responsabilidade social”, afriam o secretário da Agricultura, Vitor Bonfim.

Deste incentivo de 50% do ICMS, 10% são destinados ao Fundo para o Desenvolvimento do Agronegócio do Algodão (Fundeagro), que promove a realização de pesquisas e difusão tecnológicas, ações de defesa fitossanitária e de marketing, com vistas à promoção da fibra baiana nos mercados dentro e fora do Brasil.
“Produzimos aqui uma das fibras de melhor qualidade do mundo, temos um potencial enorme de crescimento em função desta qualidade e produtividade, gerando cada vez mais emprego e renda para a região”, ressalta o secretário.

Algodão na Bahia

Segundo maior produtor de algodão do Brasil, a Bahia coloca à disposição dos investidores vantagens que transformam o potencial da cotonicultura baiana em produção que se destaca. A cultura ocupa 270 mil hectares da região oeste do estado, principal polo produtor, que reúne todas as condições favoráveis ao cultivo com competitividade e alta qualidade. A região possui grande extensão de terras planas, o que facilita o cultivo e a colheita mecanizados; clima bem definido; luminosidade intensa; e boa infraestrutura de estrada e logística.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading