Referência em política alimentar no Estado, Lauro de Freitas comemora 11 anos do Restaurante Popular

 Referência em política alimentar no Estado, Lauro de Freitas comemora 11 anos do Restaurante Popular

Com mais de seis milhões de refeições servidas, o Restaurante Popular de Lauro de Freitas comemorou 11 anos de atendimento ao público nesta quinta-feira (04). O equipamento serve alimentação saudável e de baixo custo para pessoas com menor renda, trabalhadores, estudantes e idosos, desde a sua inauguração em 30 de setembro de 2008. O RP é um das principais referências de segurança alimentar do município.

A prefeita Moema Gramacho percorreu as mesas do restaurante decorado com balões e agradeceu aos comensais pela confiança de se alimentar no equipamento. “São 11 anos de funcionamento, de inclusão social e do serviço do programa de segurança alimentar. Se não tivéssemos este restaurante, a situação nutricional da população estaria mais difícil. Para mim é uma felicidade poder comemorar mais um ano deste serviço”, completou ao reconhecer o trabalho de todos os servidores que fazem parte do funcionamento do RP.

A prefeita ainda ressaltou outros equipamentos e ações que fazem parte do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional, programa criado pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva e adotado no município desde a sua primeira gestão, como as Cozinhas Comunitárias de Itinga e Portão que juntas servem uma média de 200 mil refeições por ano, além do Banco de Alimentos de Portão, do Programa de Aquisição Alimentar (PAA) que compra diretamente da agricultura familiar e outras políticas do sistema.

Ao custo de R$2,00, o Restaurante Popular serve três mil pratos/dia atendendo as regras da alimentação balanceada e de qualidade, como reforça a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), Huldaci Santana. “Completamos 11 anos que o município de Lauro de Freitas diz sim ao direito da alimentação adequada. Entre nossos equipamentos, também oferecemos ações de educação pelo Centro de Referência de Segurança Alimentar (Cresan)”, citou.

A reativação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar pela atual gestão foi lembrada pela secretária da Semdesc como mais uma política de fortalecimento. Ruthe Reis, diretora do Departamento de Segurança Alimentar, enfatizou que “Lauro de Freitas é a única cidade da Bahia que possui todos os equipamentos da cadeia de segurança alimentar”. O RP é financiado com recursos municipais.

Antônio Muniz, 81, é um dos frequentadores do restaurante que têm motivos de sobra para comemorar. “Conheci minha esposa aqui no restaurante. A gente frequenta desde que inaugurou. Aqui quebra o galho de quem ganha um salário e de quem não tem um emprego fixo também”, considerou. Maria de Lourdes, 78, esposa de Antônio, diz que a refeição é muito saborosa. “Depois que nos conhecemos ele veio de Salvador morar aqui comigo. Todos os dias a gente vem comer no restaurante” contou.

O RP abre de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h. As refeições são acompanhadas de suco e sobremesa. O almoço de comemoração contou com apresentações de roda de capoeira e do coral de crianças do Programa Forças no Esporte (Profesp). A representante da empresa LemosPassos, responsável pela alimentação do restaurante, e vereadores e autoridades municipais participaram da celebração.

Jornalista Laerte Santana

Foto Edgard Copque

ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas

03/10/2019

71 3288 8371

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading