Salvador registra primeiro caso de cólera no Brasil após 18 anos

 Salvador registra primeiro caso de cólera no Brasil após 18 anos

O Brasil registrou, pela primeira vez em 18 anos, um caso local de cólera, o que signifca que o paciente contraiu a doença no próprio país e não em regiões afetadas. O caso foi registrado em Salvador.

Segundo nota técnica da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, a bactéria causadora da doença ,Vibrio Cholerae, foi encontrada em um idoso de 60 anos, que não havia viajado a outros países com ocorrências da enfermidade ou tido contato com outro caso suspeito ou confirmado. Ele apresentou desconforto abdominal e diarréia em março, mas já está curado.

Ainda segundo a secretaria, ninguém que esteve em contato com o homem contaminado ou profissionais de saúde que o atenderam foram contaminados, o que elimnou o risco de transmissão. Apesar disso, medidas preventivas e investigações adicionais estão em andamento pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (CIEVS-BA).

A cólera pode ser transmitida por contaminação fecal-oral direta, ingestão de água ou alimentos contaminados e  de pessoa para pessoa. Cerca de 75% dos infectados permanecem assintomáticos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.