maio 24, 2019

970×90

Sarauzinho da Calu volta aos palcos de Lauro de Freitas

Sarauzinho da Calu volta aos palcos de Lauro de Freitas

Performance literária volta aos palcos de Lauro de Freitaspoesia e histórias voltadas para o público infantil.

 

O premiado livro “Calu, uma menina cheia de histórias”, da Editora Malê, virou Sarauzinho e ganha os palcos de salvador e Municípios  A Performance literária “Sarauzinho da Calu” faz sua segunda apresentação nós palcos do município de Lauro de Freitas após apresentação no T eatro Eliete Teles no Bairro de Itinga ( projeto Giros de Arte produzido pelo Centro de Moinhos Giros de Arte chega ao Cina Teatro Lauro de Freitas dia 19 de maio às 17 horas ), com apelo para o imaginário infantil e a necessidade de salvaguarda da memória. No dia 19 também haverá o lançamento do Bloquinho de Poesias e Músicas da Calu. Os ingressos para o Sarauzinho, bem como o Bloquinho, poderão ser adquiridos no local.

 

O livro, que tem prefácio do ator e escritor Lázaro Ramos e foi vencedor do prêmio APCA – São Paulo em 2017 na categoria literatura infanto-juvenil,inspirou a Performance que é dirigida pela atriz, escritora e dramaturga Cássia Valle. “O Sarauzinho, utiliza a ferramenta da poesia, música e literatura infantil para falar de representatividade, tradição memória e identidade. Em um dos lançamentos do Livro, uma mãe me disse que representatividade cura e sendo assim, o Sarauzinho chega para trazer uma performance literária recheada de afetos através de músicas e poesias cantadas por atores negras e negros” disse a diretora.

 

A fim de abordar a narrativa de uma menina negra, que a partir das suas histórias contadas no bloquinho cria um universo alternativo carregado de símbolos da cultura afro-brasileira, o Sarauzinho da Calu estreia com ares de representatividade e afeto, afirmando a importância de falar dos sonhos das crianças negras. De forma lúdica, criativa e transformadora, a Performance Literária retrata a transmissão de conhecimento através da oralidade, como contação de histórias, poemas e canções infantis compostas especialmente para o sarauzinho.

 

A direção do Sarauzinho é de Cássia Valle, codireção Leno Sacramento, produção da DiPreta, direção musical de Cell Dantas, iluminação Rivaldo Rio e Fotografia de Fafá. No elenco a performance conta com Kelly Ribeiro, Clara Cardoso, Naira da Hora, Juliana Luz, Vagner de Jesus e a atriz mirim Ayana Dantas, além dos artistas colaboradores Merry Batista, Marquinhos Dede, Shirley Sanveja, Nine Vieira. Assinam o figurino as grifes Meninos Rei, Mada Negrif e Sarai Ifá. O Sarauzinho é uma Performance Literária que desenrola sua narrativa a partir das artes negras e da necessidade de retratar a memória e ancestralidade negra através da poesia e do teatro, além de incentivar a prática da fruição da poesia no ambiente infantil e resignificar as representações étnicas na literatura.

 

Sobre a diretora, Cássia Valle.

 

Atriz, museóloga, escritora e membro do Conselho Gestor do Bando do Teatro Olodum, a trajetória artística da multiprofissional Cássia Valle começou em 1991 com o espetáculo O Novo Mundo, do Bando. Além do campo artístico, a diretora do Sarauzinho também atua como professora, historiadora e psicopedagoga, tornando o seu perfil de atuação ainda mais diverso, porém marcado por seu interesse por Memória, Patrimônio e Ancestralidade afro-brasileira, tendo em vista que Cássia também é Mestre em Preservação e Patrimônio Cultural e coordenadora administrativa do Centro de Pesquisa Moinhos GIROS DE Arte. 

 

SERVIÇO

O que: Estreia do “Sarauzinho da Calu” e Lançamento do “Bloquinho”

Quando: 19 de maio

Onde: cine teatro Lauro de Freitas

Quanto: R$20,00 (inteira) / R$10,00 (meia)

Realização: Moinhos Giros de Arte Cultura e Comunicação.

Produção: Moinhos Giros de Artes Cultura e Comunicação e Central Eventos.

 

Compartilhe isso
abaixo de Saúde

Sobre o autor

posts relacionados

deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

abaixo de Saúde
%d blogueiros gostam disto: