Saúde leva palestras, exames e imunização para funcionários da Costa Verde

 Saúde leva palestras, exames e imunização para funcionários da Costa Verde

O projeto Viva Bem com a Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Lauro de Freitas (Sesa), levou para os trabalhadores da empresa de transportes Costa Verde, palestras, vacinas e testes rápidos para HIV/AIDS, sífilis e hepatite B e C. A atividade, realizada nesta quinta-feira (28), atraiu funcionários do setor administrativo, manutenção, motoristas e cobradores.

O enfermeiro do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Sesa, Ramon Campos, alertou quanto aos cuidados relacionados à prevenção de Infecções Sexualmente Transmitidas (IST). De acordo com o profissional, em Lauro de Freitas atualmente quase mil pessoas são acompanhadas regularmente pela equipe multidisciplinar do CTA infectadas com o vírus HIV.

“Na unidade, os pacientes, além de detectar a doença, são acompanhadas por infectologistas, psicólogos e farmacêuticos, e recebem toda a medicação necessária”, afirmou.

Enquanto uma equipe realizava a atualização do calendário vacinal, outra em uma sala separada, aplicava o teste rápido para IST. Com apenas uma gotinha de sangue e em menos de 30 minutos, os resultados eram entregues.

“É importante ressaltar que, mesmo que não haja sinais e sintomas, as IST podem estar presentes e serem, inclusive, transmissíveis. É muito importante que você saiba se tem HIV, para buscar tratamento no tempo certo, possibilitando que ganhe muito em qualidade de vida”, frisou Ramon.

Jornalista Giovanna Reyner

Foto Gabriel Almeida

ASCOM/PMLF

28/11/2019

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading