“Black Friday”: Procon Lauro de Freitas intensifica fiscalização nesta sexta-feira

 “Black Friday”: Procon Lauro de Freitas intensifica fiscalização nesta sexta-feira

Fiscais estão nas ruas para garantir o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor

Acontece nesta sexta-feira (29) a Black Friday, data definida pelo comércio para ofertas com promoções.

A equipe de fiscalização do Procon Lauro de Freitas está nas ruas, visitando diversos pontos da cidade em busca de irregularidades.

_“Em um dos estabelecimentos visitados fomos abordados por um consumidor que reclamava da demora para montar um móvel, comprado no início do mês.”_, relata Breno Mauro, Diretor de Fiscalização da unidade municipal. _“Ficou acertado que o móvel será montado ainda hoje e, caso o prazo não seja honrado, o estabelecimento poderá ser autuado.”_, alerta Mauro.

As queixas mais comuns geralmente estão relacionadas à propaganda enganosa, divergência de valores e problemas para finalizar a compra.

Para Gleydson Faleiro, Coordenador Geral do Procon em Lauro de Freitas, as equipes de fiscalização, atendimento e julgamento estão a postos para o possível aumento no número de reclamações, por conta do já esperado aquecimento no comércio durante o fim de ano. _“Temos contado com um grande apoio dos próprios consumidores que, principalmente através das redes sociais, divulgam os nossos contatos e até informações importantes sobre as relações de consumo.”_, comentou Faleiro.

Em Lauro de Freitas, o consumidor pode fazer as suas denúncias através do telefone 3288-8919, presencialmente, na unidade do Procon, localizada na rua Silvandir F. Chaves, nº 158, Sala 06 – Recreio Ipitanga ou ainda através do e-mail denunciaproconlf@gmail.com.

Os atendimentos presenciais são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

*Dicas do Procon para a Black Friday*

1 – Verificar se a promoção é de um site oficial;

2 – Guardar os folhetos das promoções, capturar as telas, no caso da internet e, se possível, gravar os anúncios de rádio e televisão;

3 – Ficar atento aos critérios da finalização do pedido para contemplação do desconto;

4 – Observar o prazo de entrega e a política de troca da empresa;

5 – Nas compras feitas fora do estabelecimento, o consumidor tem 7 dias para se arrepender, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta. O prazo passa a contar da data da compra ou da entrega do produto;

6 – Ainda para as compras feitas em sites, após escolher o produto ou serviço, verificar se o preço será alterado no carrinho virtual. Atenção para o valor cobrado pelo frete;

7 – Os produtos expostos nas vitrines devem apresentar o preço à vista. Se vendidos a prazo, devem ser mostrados o total a prazo, as taxas de juros mensal e anual, bem como o valor e número das parcelas;

8 – Os produtos, nacionais ou importados, devem apresentar informações corretas, claras e em língua portuguesa sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazo de validade, origem, além dos riscos que possam apresentar à saúde e segurança dos consumidores.

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Hendrik Aquino

Jornalista DRT 04019/BA

Assessoria de Comunicação

PROCON Municipal

Prefeitura de Lauro de Freitas – Bahia

ascomproconlf@gmail.com

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