Semáforos inteligentes começam a funcionar em Salvador

 Semáforos inteligentes começam a funcionar em Salvador

Os primeiros 88 semáforos inteligentes de Salvador começam a funcionar nesta segunda-feira (8), depois de uma fase de testes. A instalação destes semáforos não teve nenhum custo para a Prefeitura de Salvador e foi fruto de contrapartidas. 

O prefeito ACM Neto e Fabrizzio Muller apresentaram os equipamentos à imprensa, nesta manhã, na sede da Transalvador. Também foram apresentados dados sobre mortalidade em acidentes na capital baiana. 

Os semáforos são interligados por uma rede de mais de 60 quilômetros de fibra ótica, permitindo comunicação e ajuste em toda área de forma instantânea. Assim, os equipamentos se adequam às condições de mobilidade de cada trecho.

 

Veja como funcionam

Além disso, eles sincronizam o tempo semafórico de modo automático, se adequando às condições de tráfego do momento. São coletadas informações em cada setor, como número de veículos circulando em determinado momento, o que ajuda a escolher os melhores tempos para cada área, permitindo que os semáforos sejam, de fato, mais “espertos”. Isso deve ajudar a melhorar a fluidez no trânsito.

“Utilizamos 27 controladoras – que são os cérebros deste sistema -, distribuídas em 46 interseções e 88 semáforos, implantados em uma faixa que se estende desde a Praça João Mangabeira, nos Barris, até o supermercado Makro, na região do Shopping da Bahia. Dentre os locais que receberam a inovação estão as avenidas Lucaia, Garibaldi, Juracy Magalhães e ACM, além da Ligação Iguatemi-Paralela e Rio Vermelho”, explica Fabrizzio Muller, titular da Transalvador.

Maio Amarelo
A expectativa é que os semáforos inteligentes ajudem a diminuir acidentes na cidade. O início do funcionamento faz parte da programação do Maio Amarelo, série de ações feitas em busca da educação no trânsito. 

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading