Seminário, caminhada e batizado marcam o Dia Municipal da Capoeira em Lauro de Freitas

 Seminário, caminhada e batizado marcam o Dia Municipal da Capoeira em Lauro de Freitas

O fim de semana em Lauro de Freitas foi marcado pelas comemorações ao Dia Municipal da Capoeira. Um dos maiores símbolos da cultura da cidade, a capoeira ganhou data municipal em 2000, aprovada pela Câmara de Vereadores. As atividades foram abertas na sexta-feira (20), com a programação da Rede Internacional de Capoeira Filhos da Bahia, fundada pelo mestre Sérgio. A agenda que seguiu até o domingo, incluiu encontro de mestres, caminhada nas ruas de Itinga e batizado.

No sábado (21), o 2º seminário Polo de Capoeira de Lauro de Freitas, organizado pelo Mestre Reginaldo, teve apresentação da Orquestra de Berimbaus e reuniu capoeiristas renomados no Colégio Paraíso Kids, Centro, entre eles Tonho Matéria, mestre, compositor e referência na Bahia. O Polo de Capoeira, inclusive, foi criado pela prefeita Moema Gramacho, em 2005. Presente no evento, ela fez questão de lembrar que o projeto deu certo e é referência do esporte na cidade.

“Durante meu primeiro mandato na cidade, entendendo a importância dessa atividade, implantei o Polo da Capoeira e a prática dessa arte na grade das escolas municipais. Hoje, em 2019, podemos ver que nosso projeto deu certo e é referência. A capoeira é muito importante para os nossos jovens e sou muito grata ao trabalho social que os mestres da capoeira fazem em nosso município. Muitos dos nossos jovens já saíram das drogas, pois a capoeira é uma forma de trabalhar o corpo e a mente”, lembrou a prefeita.

No seminário, que contou ainda com a presença do vereador Roque Fagundes e do secretário de Governo, Lula Maciel, o Mestre Reginaldo agraciou a Prefeita com uma placa em homenagem ao trabalho desenvolvido pela gestão em prol da capoeira. “O Polo da Capoeira vai estar firme e forte em Lauro de Freitas enquanto eu existir, e foi Moema que nos deu esse presente”, disse, ressaltando o trabalho social que o Polo de Capoeira desenvolve no município com crianças e jovens.

O mestre Tonho Matéria ainda lembrou que Moema foi muito feliz ao colocar a escultura de um berimbau na entrada da cidade, na sua primeira gestão, exaltando a identidade cultural do município. E lamentou a retirada pelo prefeito anterior. “Quem tirou, a capoeira derrubou. Moema se eleva por ter esse cuidado com a nossa arte. A capoeira é o maior tesouro que nós temos”, disse.

Rede Internacional de Capoeira Filhos da Bahia

A Rede Internacional de Capoeira Filhos da Bahia, fundada pelo Grã Mestre Sérgio, também organizou uma série de eventos para comemorar o Dia Municipal da Capoeira em Lauro de Freitas. Aberto na sexta-feira (20), com o Encontro de Mestres e Professores, seguiu no sábado (21), com a tradicional Caminhada da Capoeira que movimentou as ruas de Itinga. Neste domingo (22) ocorreu o 13º Encontro Nacional de Capoeira e o 33º batizado, com formatura de professores e mestres.

Em meio a muito canto, samba no pé e gingado, a prefeita Moema Gramacho também prestigiou o encontro, no Galpão da Capoeira, no Jardim Tarumã, na manhã deste domingo. Ela agradeceu muito o trabalho desenvolvido pelo Mestre Sérgio. “É lindo de ver o trabalho de inclusão social que ele desenvolve com as crianças em nosso município, com uma energia e disciplina que contagia a todos. As nossas raízes precisam ser mantidas e valorizadas, e a capoeira faz isso, por ser um misto de arte, esporte, cultura, lazer e luta”.

Mestre Sérgio, por sua vez, também reconheceu o incentivo da gestão. “Capoeira é isso: disciplina, comportamento e obediência. Se não fosse Moema nada disso estaria acontecendo aqui em Itinga”, afirmou.

Crianças de várias idades abrilhantaram o encontro e também fizeram questão de agradecer ao trabalho de inclusão social desenvolvido por ele. “Se não fosse ele, eu e meus colegas não estaríamos aqui hoje”, reconheceu a pequena Estela, de apenas 7 anos, mais conhecida na capoeira como “Estrela”.

Jornalista Isabela Rocha

Fotos: Lucas Lins

ASCOM/PMLF

22/09/2019

Tel.: 3288 – 8371

www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading