Servidores da Central de Regulação de Saúde aprendem técnicas de primeiros socorros

 Servidores da Central de Regulação de Saúde aprendem técnicas de primeiros socorros

Desobstrução de vias aéreas, imobilização e reanimação com compressão cardíaca foram as principais técnicas que os servidores da Central de Regulação de Saúde de Lauro de Freitas aprenderam no Curso de Primeiros Socorros. Ministrado, neste sábado (18), pela médica intervencionista Janete Braga, o curso proporcionou aos servidores colocar em prática o conteúdo apresentado, com o auxílio de protótipos de troncos de adultos, crianças e bebês.

Atendente da Central de Regulação de Saúde, Samuel Cunha chamou atenção para o fato de que o Curso de Primeiros Socorros vai ultrapassar as barreiras da melhoria na qualidade dos serviços para a população de Lauro de Freitas que utiliza a unidade. “Aqui atendemos diabéticos, hipertensos e a qualquer momento poderá ser necessário usar as técnicas que aprendemos. Porém, poderemos usá-las em qualquer lugar. Em casa, na rua. O importante é poder preservar a vida”.

As principais causas que levam o paciente que se encontra “aparentemente bem” a ter um mal-estar é a arritmia cardíaca, no caso de adultos, e dificuldade respiratória, em crianças, conforme explicou Janete. Além de salvar vidas, destacou a médica,  o Curso de Primeiros Socorros possibilita avaliação da situação, que em alguns casos pode ser resolvidos com as técnicas adquiridas, como o uso da manobra de Heimlich utilizada para desengasgar crianças e adultos.

De acordo com o coordenador da Central de Regulação, Alan Reis, na unidade, o fluxo é de quase 100% de pacientes e a probabilidade de haver intercorrência é grande. “Nosso objetivo é que outros servidores das unidades de saúde e que não são profissionais da área também façam o Curso de Primeiros Socorros. Com uma equipe qualificada poderemos prestar um primeiro atendimento e garantir ao paciente essa assistência até que o Serviço Móvel de Urgência (SAMU) chegue e realize o atendimento especializado”.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading