Sob ordem da justiça, Veja terá que informar na capa que mentiu sobre Crivella

A próxima capa da Veja, deverá ser: “A Veja mentiu sobre Crivella”. Isso porque, de acordo matéria publicada pelo site R7, a revista terá de publicar, em sua próxima edição, resposta do senador e candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), sobre a última edição.

Segundo a publicação do R7, a decisão é do juiz Marcello Rubioli, do TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro), que considerou que, na última publicação, houve “menoscabo à realidade dos fatos”, por parte da revista. O que significa entre outras coisas: depreciar, desprezar, descreditar e até rebaixamento moral.
Na última semana, Veja publicou, em sua capa, foto de Crivella preso há 26 anos. Em nota distribuída no mesmo dia em que a capa foi divulgada, o candidato afirmou que o delegado responsável por sua detenção acabou respondendo por abuso de autoridade.
Na decisão o juiz escreveu que, “Trata-se de propaganda difamatória que não pode ser aceita em uma campanha republicada e democrática”.
Ele disse ainda que não cabe afirmar tratar-se de fato jornalístico, eis que, como foi cabalmente comprovado pelo representante, Crivella, ele não foi preso, mas submetido a jugo de abuso de autoridade do delegado sindicante.
O juiz também alertou que urge à imprensa a responsabilidade na divulgação de fatos, mormente os que são sigilosos e não confirmados. Ele seguiu afirmando:

“Da leitura da reportagem indicada, realmente, apura-se que houve menoscabo à realidade dos fatos. Como dito, repise-se, é no mínimo estranho que, a menos de uma semana do pleito, fatos de mais de vinte anos, como insinuações despidas de lastro fático sejam irrogadas por ambas as campanhas”, afirmou o Rubioli.
“Julgo procedentes os pedidos para conceder direito de resposta aos representantes, a ser veiculada imediatamente […], garantido o mesmo espaço e destaque ao representante”, finaliza a decisão.

 

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading