maio 30, 2020

970×90
970×90

Trump diz que China sofrerá consequências se país tiver responsabilidade na pandemia da Covid-19

Trump diz que China sofrerá consequências se país tiver responsabilidade na pandemia da Covid-19

O presidente dos Estados Unidos , Donald Trump , voltou a acusar a China de ter cometido erros na condução da crise do novocoronavírus . A Covid-19 foi identificada pela primeira vez no país asiatico. Segundo Trump, os chineses enfrentarão consequências caso tenham falhado na tentativa de evitar a disseminação da doença.

— Se erraram, um erro é um erro. Mas se eles foram conscientemente responsáveis, certamente haverá consequências — disse o presidente americano a jornalistas, na tradicional entrevista coletiva  sobre o estado da pandemia nos EUA.

Trump e integrantes de seu governo têm criticado duramente a China pela suposta falta de transparência por parte do país no início do surto da Covid-19 em Wuhan, na província chinesa de Hubei. Nesta semana, o republicano suspendeu os repasses dos EUA à Organização Mundial da Saúde (OMS) alegando que a entidade das Nações Unidas está alinhada com Pequim.

As duas maiores potências do mundo têm repetidamente entrado em choque por conta da pandemia. O presidente dos EUA, inicialmente, saudou a resposta chinesa ao Sars-CoV-2, mas, posteriormente, mudou de discurso e passou a se referir ao patógeno como “o vírus chinês”. Mais recentemente, dobrou a aposta e endureceu o tom de suas declarações.

A jornalistas, Trump disse que a relação entre Washington e Pequim era boa, ao se referir a um acordo agrícola inicial com o objetivo de pôr fim à guerra comercial, “até que eles fizeram isso (a pandemia)”. O presidente questionou, ainda, se a disseminação da Covid-19 ocorreu por supostos erros por parte das autoridades chinesas ou se ocorreu deliberadamente:

— Há uma grande diferença entre as duas coisas.

O presidente americano também levantou questões sobre uma reportagem  veiculada pela Fox News, emissora alinhada com o governo republicano, sobre um laboratório virologista que teria desenvolvido o coronavírus, segundo a reportagem, com o objetivo da China demonstrar sua capacidade de identificar e combater patógenos. Trump disse que seu governo tenta determinar se o vírus foi criado em um laboratório chinês.

Além disso, o chefe da Casa Branca voltou a lançar dúvidas sobre o número de óbitos na China pela Covid-19. Os números em Wuhan , berço da doença, foram revisados na última sexta-feira e mais 1.300  mortes foram notificadas. As autoridades chinesas, no entanto, negaram acusações de acobertamento.

Compartilhe
abaixo de Saúde

Sobre o autor

posts relacionados

deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

abaixo de Saúde