Unidade de Saúde Cidade Nova, na Itinga, comemora um ano com mais de 45 mil atendimentos realizados

 Unidade de Saúde Cidade Nova, na Itinga, comemora um ano com mais de 45 mil atendimentos realizados

A Unidade de Saúde da Família Cidade Nova (USF), em Itinga, completou um ano de funcionamento nesta quarta-feira (10) e já contabiliza mais de 45 mil atendimentos realizados. Dona Maria Augusta Bispo, de 87 anos, paciente do Hiperdia (Programa Nacional de Hipertensão e Diabetes Mellitus), que mora em frente ao equipamento de saúde, não perdeu a comemoração.

“Doutor Felipe é quem faz o meu acompanhamento aqui. Desde que foi inaugurado, este posto faz bem para mim e para todos que moram aqui por perto”, relatou a anciã ao festejar com a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho.

Além de serviços do programa Hiperdia, a USF Cidade Nova disponibiliza os serviços de clínico geral, planejamento reprodutivo, puericultura, preventivo, odontologia, vacinação, glicemia e aferição de pressão, bem como testes rápidos, do pezinho, atenção à criança e mulher, peso do Bolsa Família e visitas domiciliares. A unidade atende moradores dos jardins Cidade Nova, Centenário e parte do Horto Florestal, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

Ainda na barriga da mamãe Viviane Santos, Liz Bella, 37 semanas de gestação, faz parte dos 45 mil atendimentos realizados nesse primeiro ano no equipamento, que também conta com exame pré-natal. A prefeita Moema Gramacho saudou os moradores, as equipes de saúde que compõem a unidade e ressaltou o trabalho da atenção básica que chega a quase 75% de cobertura no município.

“Nossa meta é chegar a 100% de cobertura. Na semana passada, inauguramos o posto de saúde do Tarumã e hoje estamos comemorando um ano de funcionamento do posto Cidade Nova. Quando valorizamos a atenção básica, tratamos a saúde como prevenção, e é isto que deve ser contado”, enfatizou Moema. O secretário de Saúde, Vidigal Cafezeiro, destacou o trabalho de saúde pela “humanização e compromisso com o bem estar da população”.

Entre outras medidas que vão ampliar a atenção básica em Lauro de Freitas, a prefeita citou a construção de uma USF na Chácara Taiti e reforma de outra no Loteamento Santa Bárbara. A transformação do PA Nelson Barros para “Centro de Saúde” que passará a atender trabalhadores e moradores, quando o Pronto Atendimento do Centro for inaugurado ainda este ano, faz parte das ações que vão ampliar os serviços da atenção básica rumo à meta.

Márcia Andrade, gerente da Unidade de Saúde da Família Cidade Nova, avalia o primeiro ano de funcionamento de maneira mais que satisfatória. “Depois da farmácia que temos aqui, os atendimentos médicos e de enfermeiros, assim como a vacinação e odontologia, são os serviços mais procurados. Todas as equipes da unidade, dos que trabalham internos aos que vão para o atendimento nas casas, notam a diferença na saúde das famílias para melhor”, frisou.

A comemoração foi abrilhantada por Adalberto de Santana, um dos agentes comunitários de saúde da unidade Cidade Nova, que convidou os amigos Marcos Fábio, Robson Almeida e Emerson Santos, para juntos tocarem sax, teclado, trompete e trombone na homenagem ao primeiro ano do posto. O vereador Roque Fagundes participou dos festejos e reforçou as palavras da prefeita Moema Gramacho, por sua preocupação com o desenvolvimento do município.

Jornalista Laerte Santana

Foto Edgard Copque

ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas

10/07/2019

71 3288 8371

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading