Veja como os deputados baianos votaram no projeto sobre exploração do pré-sal

 Veja como os deputados baianos votaram no projeto sobre exploração do pré-sal

Na noite desta quarta-feira (5), a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei 4567/2016 que tira da Petrobras a obrigatoriedade de participar da exploração do pré-sal. Com a aprovação, a participação de empresas privadas será ampliada. Dos 29 deputados baianos presentes na votação, 10 foram contrários e 19 favoráveis. 

O deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA), relator da proposta, sustentou a tese de que a Petrobras não tem capacidade financeira para ser operadora única do pré-sal por conta do atual endividamento, que somaria cerca de 90 bilhões de dólares. Segundo ele, a relação entre lucro e dívida fez com que a estatal passasse a ser considerada pelo mercado como investimento especulativo. “E isso a tornou uma empresa inviável”, avaliou, conforme publicação da Agência Câmara de Notícias.

A oposição, encabeçada pelo PT, foi contrária à aprovação do projeto. Dentre os deputados baianos que votaram contra, a deputada Alice Portugal (PCdoB) foi uma das que levantaram a voz no plenário. “O PCdoB compreende que esta matéria faz parte do pacote de instalação oficial do projeto neoliberal mais genuíno desses últimos tempos no Brasil. O governo golpista insiste em vender as riquezas nacionais, em desnacionalizar a jazida do petróleo, em garantir que o naco de mercado seja oferecido na bandeja àqueles que, em crise, olham o Brasil com a lupa do lucro”, reclamou.

Já o líder do PSDB na Casa, o deputado baiano Antônio Imbassahy, defendeu o texto elaborado pelo senador licenciado e ministro das Relações Exteriores, José Serra (PSDB). “Um projeto que tem o propósito de fazer com que a riqueza do pré-sal possa efetivamente ser explorada, com dignidade e com decência. Se a riqueza do pré-sal for bem explorada, nós vamos colocar recurso na saúde da economia, a bem da população brasileira”, disse. 

Na votação entre os baianos, chamou a atenção a posição de alguns deputados que integravam a base do governo da presidente Dilma Rousseff e que agora, mesmo na oposição ao governo Michel Temer, votaram a favor da proposta de autoria do governo. Bebeto Galvão (PSB), José Carlos Araújo (PR), José Nunes (PSD), José Rocha (PR), Mario Negromonte Júnior (PP), Paulo Magalhães (PSD), Roberto Brito (PP) e Sérgio Brito (PSD) foram os aliados ao PT que votaram a favor da matéria do governo peemedebista. 

Veja como votou cada deputado baiano:

Deputados baianos Partido Voto
Afonso Florence PT Não
Alice Portugal PCdoB Não
Antonio Imbassahy PSDB Sim
Arthur Oliveira Maia PPS Sim
Bacelar PTN Não
Bebeto PSB Sim
Benito Gama PTB Sim
Cacá Leão PP Sim
Daniel Almeida PCdoB Não
Erivelton Santana PEN Sim
Félix Mendonça Júnior PDT Não
João Gualberto PSDB Sim
Jorge Solla PT Não
José Carlos Aleluia DEM Sim
José Carlos Araújo PR Sim
José Nunes PSD Sim
José Rocha PR Sim
Jutahy Junior PSDB Sim
Lucio Vieira Lima PMDB Sim
Márcio Marinho PRB Sim
Mário Negromonte Jr. PP Sim
Moema Gramacho PT Não
Nelson Pellegrino PT Não
Paulo Magalhães PSD Sim
Roberto Britto PP Sim
Sérgio Brito PSD Sim
Tia Eron PRB Sim
Valmir Assunção PT Não
Waldenor Pereira PT Não

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading