Veja perguntas e respostas sobre novas regras de segurança nos aeroportos

 Veja perguntas e respostas sobre novas regras de segurança nos aeroportos

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A partir desta segunda (18), todos os aeroportos do país passam a reforçar a inspeção de passageiros e de bagagens em voos domésticos.
As novas regras, anunciadas na última sexta-feira (15) pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), incluem a retirada do notebook da bagagem de mão ao passar pelo raio-X, como já acontece em voos internacionais.
 
Os passageiros também ficam sujeitos a revistas corporais, realizadas por agentes de segurança do mesmo sexo. Segundo a Anac, qualquer passageiro -até crianças- pode ser revistado, mesmo que o alarme do aparelho de raio-x não dispare. O critério de seleção é sigiloso.
 
A revista corporal pode acontecer em local público ou em área reservada, se o passageiro solicitar. Nesse caso, será necessário o acompanhamento de uma testemunha. O procedimento de segurança poderá ser substituído por scanners corporais. No entanto, só os aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro, e de Brasília e Viracopos, em Campinas, têm o dispositivo em seus embarques domésticos.
 
Os agentes dos aeroportos também podem pedir para inspecionar a bagagem de mão. Quem se negar a abrir a mala ou a passar pela revista corporal será proibido de entrar na área de embarque.
 
Caso seja detectado algo suspeito, o agente vai enviar o objeto para inspeção e, se necessário, o passageiro será encaminhado à Polícia Federal.
 
As mudanças não alteram a lista de itens que já são proibidos na bagagem de mão, como objetos cortantes e garrafas com mais de 100 ml de líquido. As regras estão descritas em um tira-dúvidas com perguntas e respostas publicado pela Anac.
 
A Associação Brasileira das Empresas Aéreas teme que o aumento do rigor na inspeção possa causar filas mais longas no embarque. De acordo com a Anac, “os operadores aeroportuários adotarão as medidas necessárias para agilizar o processamento dos passageiros”.
 
Confira perguntas e respostas sobre as novas mudanças:
 
1. Todos os voos tiveram regras de segurança alteradas?
Apenas os voos nacionais tiveram o aperto na segurança. A ideia é que eles tenham procedimentos de inspeção mais parecidos com os voos internacionais. 
 
2. O que muda para o passageiro?
O passageiro poderá ser revistado após passar pelo detector de metais e sua bagagem pode ser inspecionada por agentes do aeroporto. 
 
3. Como agilizar minha passagem pela inspeção?
O passageiro deve preparar-se com antecedência para retirar dos bolsos materiais metálicos que sejam acusados no detector, tais como: moedas, chaves, celulares e outros equipamentos eletrônicos. Notebooks que estejam dentro da bagagem de mão, devem ser retirados e apresentados separadamente na esteira do raio-X. 
 
4. Quais itens são proibidos de entrar na sala de embarque?
Armas ou parte de armas (mesmo que de brinquedo), armas brancas, objetos cortantes ou pontiagudos, ferramentas e substâncias explosivas, incendiárias, tóxicas ou perigosas. 
 
5. Com qual antecedência devo chegar ao aeroporto?
Pelo menos com duas horas de antecedência, segundo a nova recomendação passada pela Anac.
 

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading