Voluntária passa mal após limpar óleo em praia sem equipamentos de proteção

 Voluntária passa mal após limpar óleo em praia sem equipamentos de proteção

Praia do Forte Bahia 19 10 2019-toneladas de óleo na praia do Forte no litoral baiano-foto Instituto Bioma Brasil

Uma mulher passou mal após fazer a limpeza em uma das praias de Salvador afetada com as manchas de óleo. A bióloga e professora de surf, Carla Circenis, 49 anos, passou mal após limpar a praia de Stella Maris. Ela estava sem os equipamentos de proteção que são recomendados às pessoas que fazem as limpezas.

Carla disse que após ter contato com o petróleo cru, os olhos ficaram irritados e a pele empolada, além de um princípio de sinusite e dor de barriga.  A voluntária do grupo Guardiões do Litoral disse que toda precaução acabou quando ela viu a praia de Stella Maris coberta de grandes placas de óleo, no dia 17 de outubro. A reação foi calçar os sapatos usados para dar aula de surfe, um par de crocs, e luvas para começar a limpeza do local. Os sintomas duraram um final de semana.

Mesmo sabendo que o material pode trazer malefícios para a saúde, Carla não imaginava que o petróleo cru poderia ser tão tóxico. Por ser bióloga, ela sabe que o óleo é trifásico, liberando um gás tóxico, uma parte que é levada pela correnteza e uma parte que decanta para o fundo do mar.

As duas principais formas de contaminação pelo óleo são via respiração e pele. A intoxicação com os gases liberados pelo petróleo cru pode ser mais severa pela pele devido a sensibilidade do pulmão. Dentre os sintomas para o sistema respiratório, o contaminado por sentir falta de ar, cansaço, chiado no peito, tosse seca e até desencadear uma crise de asma.

Apesar do relato de Carla, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) não registraram nenhum caso de paciente com sintomas causados pelos contato com o óleo nas redes públicas. Em Pernambuco, foram registrados 19 casos de intoxicação.

 

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading