A maior vitória de Democracia em Vertigem foi denunciar ao mundo o golpe que o Brasil sofreu

 A maior vitória de Democracia em Vertigem foi denunciar ao mundo o golpe que o Brasil sofreu

Pessoas de vários países se perguntavam: por que até pouco tempo o Brasil tinha lideres respeitados por presidentes e monarcas? Liderava o bloco dos países em ascensão. Conseguiu implantar projetos socioeconômicos reconhecidos internacionalmente. E hoje, este mesmo país do futuro, regrediu a um passado obscuro. Chegaram ao ponto de serem presididos por um desmiolado Nazi.

Democracia em Vertigem conceitua boa parte dessas problemáticas.

Por uma questão temporal o filme não conseguiu expor a podridão que foi revelada pela Vaza Jato. Certamente, este capítulo vergonhoso do Brasil deixaria o filme de Petra Costa ainda mais enfático para se entender o golpe! No entanto, o que foi documentado no filme já é revelador. Tão chocante que a Academia de cinema reconheceu a preciosidade deste documentário. Este feito deu visibilidade ao trabalho de Petra e a sua equipe. Desde a indicação do filme pela a academia, milhões de pessoas agora sabem que o Brasil está golpeado.

Indicado ao OSCAR com um Doc politizado. Defensor da democracia, mesmo no auge da perseguição a cultura e o cinema nacional, é outro triunfo maiúsculo de Democracia em Vertigem. Nenhum prêmio está à altura desta conquista!

Defender o cinema nacional é uma das maiores ações políticas que existe. Um povo que não se enxerga e reflete suas belezas e durezas é incapaz de se tornar uma pátria mãe. Se o Brasil quiser ser uma potência mundial, precisa valorizar a sua arte, os seus artistas, a nossa cultura.

Na noite deste Domingo, para nós, Democracia em Vertigem foi maior do que o Oscar. E tem mais, é uma obra que não finda.

Este filme é o tapete vermelho que se abre com a força transformadora. Ele resiste e nos diz: somos capazes de conquistar o mundo. Mas para tal é necessário enfrentar todo este atraso denunciado na obra. A luta continua, até a vertigem ser vencida.

Josias Gomes – Deputado Federal (licenciado) do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Se concorda, compartilhe!

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading