Agentes da SETTOP se mobilizam em estação de ônibus para conscientizar sobre coronavírus

 Agentes da SETTOP se mobilizam em estação de ônibus para conscientizar sobre coronavírus

Utilizar máscara e higienizar as mãos com frequência foram medidas incentivadas a Douglas Teixeira, por equipes da Prefeitura de Lauro de Freitas, no Terminal de Ônibus da Estação Aeroporto do Metrô. Assim como para o segurança de supermercado que depende de transporte público para chegar ao trabalho, centenas de pessoas que circulam pela estação de transbordo foram conscientizadas sobre a necessidade de se proteger do novo coronavírus (Covid-19).

Agentes da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP), realizaram a ação de conscientização, nesta terça-feira (14), nos horários de picos da manhã e começo da noite. Para Douglas, a população precisa colaborar nesse momento de pandemia. “A gente ainda vê muitas pessoas não cumprindo as medidas. Eu tenho uma máscara de tecido que levo para usar no trabalho, mas as pessoas parecem não estar levando tão a sério”, disse preocupado.

Durante a conscientização, cerca de 1.500 máscaras foram distribuídas e disponibilizado o álcool em gel para passageiros fazerem a limpeza das mãos antes de embarcarem. A orientação de que devem fazer a higienização ao desembarcarem também foi passada com o alerta de que ao se apoiarem nas barras do ônibus, podem estar entrando em contato com gotículas de tosse ou espirro contaminados. Materiais informativos com dicas de prevenção ao contágio da Covid-19 foram entregues.

Laiana Patrícia Santos não sabia que o município já tem 24 casos confirmados da doença causada pelo novo Coronavírus. “Hoje eu saí de casa porque foi uma precisão. Tive que resolver umas coisas. A gente às vezes não quer acreditar e muitos ainda não sabem da gravidade. Eu vou passar todas essas informações para minha família, lá em casa moram seis pessoas” contou. Laiana voltou para o bairro de Caji Caixa D’água usando máscara, de mãos higienizadas e consciente das mudanças de hábito.

As medidas para reduzir a proliferação do vírus em Lauro de Freitas não se restringem apenas a conscientização, como reforçou Smith Neto, secretário da SETTOP. “A prevenção começa desde a garagem quando as empresas fazem a limpeza dos ônibus. Dentro do terminal estamos delimitando filas com o distanciamento entre as pessoas. Fizemos o pedido a CCR Metrô para fazer a sinalização horizontal com faixas orientativas”, pontuou.

Para pontos da cidade onde não há sinalização de distanciamento, Smith recomenda que as pessoas delimitem uma distância de segurança através da medição de braços abertos. Sobre número elevado de passageiros dentro dos ônibus, o secretário relatou que uma reunião foi marcada com a Agerba. “Temos muitos trabalhadores de serviços essências se deslocando. Reforçamos a higiene dos terminais e estamos solicitando o aumento da frota para evitar que transportes saiam cheios de passageiros”, finalizou.

A higienização do ambiente do terminal de ônibus, a partir da pulverização de uma solução de hipoclorito de sódio, está sendo feita por agentes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos. A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas recomenda que em casos de sintomas como febre, tosse, falta de ar e dor de garganta, deve-se procurar os Postos de Saúde da Família que estão atendendo pacientes com sintomas da doença, são eles: USF Espaço Cidadão e São Judas Tadeu, na Itinga; USF Irmã Dulce. em Portão; USF Vida Nova; USF Chafariz; USF Antônio Carlos Rodrigues, em Areia Branca; e USF Jambeiro. Dúvidas podem ser tiradas através dos telefones do CIMU: (71) 3369-3710, ou da Vigilância Epidemiológica: 3369-9910. A conscientização contou com o apoio da Guarda Municipal.

Jornalista Laerte Santana

Fotos Lucas Lins

ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas

14/04/2020

71 3288 8371

www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading