Agentes de limpeza são vacinados contra Influenza A

 Agentes de limpeza são vacinados contra Influenza A

Mais de 200 servidores municipais que trabalham na limpeza em Lauro de Freitas foram vacinados nesta terça-feira (18) contra o vírus Influenza A e outras doenças. A meta é imunizar todo o quadro de agentes da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), alcançando mais de 600 pessoas até esta quarta-feira (19).
De acordo com o secretário da SESP Renato Braz, a ação visa proteger a categoria, exposta diariamente a riscos. “Nossa prioridade é o servidor. Nós sabemos que os agentes manuseiam materiais infectados, perigosos, e mesmo com o uso de equipamento acabam se tornando muito vulneráveis”, declarou.

Na fila para imunização, Gilene Santos, 41 anos, esperava ansioso a sua vez de receber as doses contra hepatite A, gripe e antitetânica. “Eu não gosto muito de receber agulhadas, mas sei que é muito importante para minha saúde”, brincou. Ao seu lado, o jardineiro Luciano Sena, 37 anos, declarou que a iniciativa facilitou o acesso a imunização. “Se fosse em um posto com certeza não iria”.


Meta é vacinar 90% do público alvo

Pelo menos 90% da população alvo de Lauro de Freitas deve ser vacinada contra o vírus Influenza A durante a 19ª Campanha Nacional de Vacinação. O serviço acontece nas unidades básicas de saúde da família de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 17h até o dia 26 de maio.

Devem ser vacinadas pessoas a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias), portadores de doenças crônicas e a população carcerária.

“A vacina tem como foco reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. Ela é destinada, também, para outros grupos prioritários como: trabalhadores da saúde, povos indígenas, jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional,”, explica o secretário de Saúde, Erasmo Moura.


Influenza

A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório cuja transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos (após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz).

Ainda de acordo com Moura, a vacinação é a principal ação de prevenção. “Todas as Unidades de Saúde estarão aptas para receber a população a qual se é destinada a campanha. É fundamental levar o Cartão de Vacinação”, completa o secretario.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading