Aliados admitem: queda de Onyx é questão de tempo

 Aliados admitem: queda de Onyx é questão de tempo

Santini é bode expiatório para demiti-lo

A demissão do ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, é questão de tempo, segundo auxiliares do Palácio do Planalto. Reportagem da Folha de S.Paulo nesta quinta-feira 30/I aponta que essa é a conclusão dos aliados após o esvaziamento de funções da Casa Civil anunciado por Jair Bolsonaro – ele divulgou a transferência do Programa de Parceria de Investimentos (PPI) da Casa Civil para a Economia.

Diz a reportagem de Talita Fernandes e Gustavo Uribe: “Desde que assumiu a Casa Civil em janeiro de 2019, o ministro viu seu poder diminuir gradualmente. Em junho de 2019, ele já havia perdido a função de articulador político, hoje na Secretaria de Governo, e a SAJ (Subchefia de Assuntos Jurídicos), transferida para a Secretaria-Geral”.

Segundo aliados de Bolsonaro, o caso envolvendo Vicente Santini, número dois da pasta, surgiu como a justificativa perfeita para uma reformulação que envolve a saída de Lorenzoni – um “bode expiatório”, na avaliação dessas figuras.

A se confirmar a saída de Onyx, entre as possíveis soluções está a de o general Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo, assumir a Casa Civil interinamente. Outro desenho estudado é devolver a Casa Civil à SAJ, o que transferiria Jorge Oliveira da Secretaria-Geral para a pasta.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading