Artigo: 8 de maio – Dia Nacional do Turismo

 Artigo: 8 de maio – Dia Nacional do Turismo

*Fernanda Aragão

Dia 8 de maio comemora-se o Dia Nacional do Turismo, com a finalidade de promover e homenagear a prática do turismo entre os brasileiros, conscientizando a população das diversas belezas naturais e culturais que formam o Brasil.

Em maio de 2012, a presidenta da República, Dilma Rousseff, sancionou a Lei 12.625/2012 instituindo o dia 8 de maio como o Dia Nacional do Turismo. A data escolhida para a comemoração, que foi incluída no calendário oficial brasileiro, faz referência ao dia 8 de maio de 1916, ocasião em que foi solicitado, pelo Estado do Paraná, que as terras junto às Cataratas do Iguaçu fossem desapropriadas e declaradas de utilidade pública para a criação de um parque. A demanda foi acatada no dia 28 de julho de 1916, com o Decreto Estadual nº 653/1916. Hoje, o Parque Nacional do Iguaçu recebe anualmente cerca de 1,5 milhão.

O turismo é um setor de grande peso para a economia mundial. Para exemplificar sua importância aqui estão os dados Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, na sigla em inglês): em 2018 o setor de turismo foi responsável por 10,4% de toda a atividade econômica do planeta, gerando 319 milhões de novos empregos (um em cada cinco dos que foram criados desde 2014).

Aqui no Brasil, segundo dados do mesmo WTTC, o setor de turismo foi responsável por uma receita de mais de 150 bilhões de dólares (cerca de 750 bilhões de reais). De acordo com a pesquisa, elaborada pela consultoria britânica Oxford Economics, a contribuição do turismo brasileiro ao Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 3,1% em 2018, totalizando US$ 152,5 bilhões (8,1%).

Lauro de Freitas é uma cidade turística da Bahia e que faz parte da Zona Turística Costa dos Coqueiros. Possui um litoral aproximadamente 6 quilômetros e sua orla é composta por três praias: Buraquinho, Vilas do Atlântico e Ipitanga. Buraquinho, praia conhecida pela beleza onde acontece o encontro do Rio Joanes, um dos principais rios da região, com o mar além de sede da Colônia de Pescadores. As praias possuem uma beleza rara natural, piscinas naturais de águas mornas vasto coqueiral e areias bastante alvas onde é comum a prática de surf, windsurf, wakeboard, vôlei, futebol de areia e mergulho, em qualquer época do ano.

Para atender à demanda impulsionada pelo turismo de lazer e negócios, Lauro de Freitas possui hoje uma rede hoteleira com mais de 3 mil unidades habitacionais (UB’s) entre hotéis e pousadas de excelente padrão que completam a infraestrutura de hospitalidade do município.

Além do patrimônio cultural dos tabuleiros da baiana, o município possui um grande potencial para o turismo gastronômico com uma variedade de restaurantes com comidas típicas, culinária internacional, churrascarias, pizzarias, inúmeros bares, botecos e barracas de praia que oferecem um atendimento especial.

Lauro de Freitas possui um rico Patrimônio Histórico Cultural e com uma cultura singular com uma grande presença de manifestações culturais como o Polo de Capoeira, o samba de roda, blocos afros, ternos de reis, grupos de fanfarras, teatro, dança, artesanato e artes plásticas ao referencias no município.

Localizada na praça principal da cidade, a Igreja Matriz de Santo Amaro de Ipitanga é o mais representativo monumento arquitetônico, datada do final do sec. XVII, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), abriga uma raridade: um dos maiores conjuntos de azulejos portugueses contínuos do mundo.

Lauro de Freitas possui um grande potencial para o Turismo Afro Étnico com três terreiros tombados pelo Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia – Ipac e mais de 300 cadastrados. Os terreiros desenvolvem várias ações culturais como o Projeto Cultural Bankoma e Bloco Afro Bankoma que nasceram das oficinas de arte educação e da capacitação desenvolvidas no Terreiro São Jorge Filho da Goméia, possibilitando ações inclusivas aos povos de terreiros.

O município conta também com uma das maiores concentrações de mestres, contramestres e praticantes de capoeira sendo referência no Estado da Bahia. O Samba de Roda também é tradicional no município e podemos destacar: o Samba de Roda “As Matriarcas”, tendo D. Badinha como destaque; em Areia Branca, o “Saia Rendada” e no Quingoma o “Renascer do Quingoma” e em Portão, os sambas de viola, “Unidos de Portão” e o “Jorge da Goméia”.

*Fernanda Aragão, atua há 26 anos na área de turismo, é Turismóloga, Administradora, Pedagoga e Mestra em Ciência Política.

Sobre Lauro de Freitas:

Lauro de Freitas um dos mais belos destinos da Bahia, privilegiada pela sua localização, a apenas 22 Km de Salvador e próxima do Aeroporto Internacional de Salvador, sendo o Portal de entrada do Litoral Norte e Zona Turística Costa dos Coqueiros, e abençoada pela natureza, possui uma vocação natural para o turismo e inúmeras opções de lazer para os visitantes. O incentivo à prática esportiva é referencial para toda a BAHIA e, ao lado do turismo cultural, é também um dos maiores atrativos para os visitantes. Seu nome original Santo Amaro de Ipitanga, é originado da Igreja Matriz construída no séc. XVI que fica no ponto mais alto da cidade. O município localiza-se ao lado do Aeroporto Internacional de Salvador, onde inicia o Litoral Norte da BAHIA e é o Portal da Zona Turística da Costa dos Coqueiros. Além de Lauro de Freitas, a Zona Turística Costa dos Coqueiros é composta pelos municípios turísticos: Camaçari, Dias d’Ávila, Mata de São João, Entre Rios, Esplanada, Conde, Jandaira e Pojuca.

Lauro de Freitas possui um litoral aproximadamente 6 quilômetros banhados pelo Oceano Atlântico, a orla é composta por três praias: Ipitanga, Vilas do Atlântico. Buraquinho, praia conhecida pela beleza onde acontece o encontro do Rio Joanes, um dos principais rios da região, com o mar além de sede da Colônia de Pescadores do Município de Lauro de Freitas. Buraquinho, por ser considerada uma das mais belas praias da região norte do estado, tem sido a escolhida por dezenas de desportistas para a prática de diversos esportes náuticos, a exemplo passeios de caiaque, Kitesurf e stand up. As praias possuem uma beleza rara natural, piscinas naturais de águas mornas vasto coqueiral e areias bastante alvas onde é comum a prática de surf, windsurf. Para atender à demanda impulsionada pelo turismo de lazer e negócios, Lauro de Freitas possui hoje uma rede hoteleira com mais de 2 mil unidades habitacionais (UB’s) entre hotéis e pousadas de excelente padrão que completam a infraestrutura de hospitalidade do município.
Lauro de Freitas possui uma área de Proteção Ambiental do Rio Joanes e Reserva de Areia Branca – Essas regiões possuem importantes locais para a
dinamização do turismo ecológico no município, tais como a represa do Rio Joanes, a barragem da Cachoeirinha e uma reserva de Mata Atlântica.
Além do patrimônio cultural dos tabuleiros da baiana, a região possui uma variedade de empreendimentos gastronômicos com aproximadamente 1500 estabelecimentos entre restaurantes com comidas típicas e frutos do mar, culinária internacional, churrascarias, pizzarias e temakerias, inúmeros bares, botecos, cervejarias artesanais, barracas de praia e casas de show de pequeno a grande porte que oferecem um atendimento especial.

As Manifestações Culturais de Lauro de Freitas trazem em sua essência toda forma de expressão humana, seja através de celebrações e rituais ou por meio de outras vertentes da cultura local. O Patrimônio Cultural Material e Imaterial também se constitui como uma linguagem que expressa uma forma de sentir e pensar um acontecimento, um tempo, uma dada forma de ver as coisas do mundo, manifestações culturais intangíveis, como as tradições orais, a música, idiomas e festas, além dos bens artísticos.

Nesse sentido, as festas populares expressam as formas identitárias dos grupos culturais locais, onde o motivo é de encontro, de fé ou simplesmente de celebrar, atrai e identificar devotos e indivíduos de mesma identidade. Manifestações Culturais como a Capoeira, o Samba de Roda, Blocos Afros, Ternos de Reis, Negro Fugido, Teatro, Dança, Artesanato e Artes Plásticas ao referencias no município.
A Igreja Matriz de Santo Amaro de Ipitanga, datada do final do sec. XVII, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), abriga uma raridade: um dos maiores conjuntos de azulejos portugueses contínuos do mundo. A Festa do Padroeiro, patrimônio cultural e imaterial da cidade, no mês de janeiro, é marcada além da lavagem das escadarias, por uma bela novena acompanhada de quermesse e, no dia 15, feriado municipal, missa solene, carreata e procissão, marcam o dia em honra ao glorioso Santo Amaro de Ipitanga.

O município tem grande vocação para o Turismo Religioso, o que é comprovado pela presença de Igrejas, Terreiros de Candomblé e de Umbanda, Centros Espiritas, Templos Evangélicos. Com 426 Terreiros de Candomblé, sendo três tombados pelo Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia – Ipac e dezenas de outros cadastrados, esses locais de permanência da vida cultural de um povo originalmente africano são conservados pelos praticantes da fé, que ao longo da história, reproduzem as suas matrizes. A Rota do Turismo Afro Étnico de Lauro de Freitas tem como maior destaque a Festa de Iemanjá, realizada no dia 2 de fevereiro na praia de Buraquinho.

Projeto Cultural Bankoma e Bloco Afro Bankoma nascem das oficinas de arte educação, lúdica pedagógica e de capacitação desenvolvidas no Terreiro São Jorge Filho da Gomeia e possibilita ações inclusivas aos povos de terreiros. O Bloco Afro Bankoma apresenta-se ao longo do ano em diversos eventos culturais, no Carnaval de Salvador e na 4a Feira de Cinzas em Portão.

Entre as principais atividades culturais de Lauro de Freitas, destaca-se a capoeira. O município conta com 3000 mil capoeiristas, uma das maiores concentrações de mestres, contramestres e praticantes de capoeira sendo referência no estado da Bahia. O Polo de Capoeira, cooperativa de capoeiristas da cidade, reúne mais de 80 grupos ou associações, no qual surgiu a Orquestra de Berimbaus, regida pelo conceituado maestro Fred Dantas.
Lauro de Freitas possui também o Núcleo de Prática Musical do NEOJIBA, programa do Governo da Bahia, criado em 2021 e oficializado com a assinatura do convênio entre o Instituto de Desenvolvimento Social pela Música (IDSM), responsável pela gestão do NEOJIBÁ, e a prefeitura de Lauro de Freitas. O novo núcleo é um dos maiores do programa e atende mais de 200 crianças e adolescentes, prioritariamente em situações de vulnerabilidade, com atividades de iniciação musical, prática orquestral e de canto coral.
O samba de roda, nasceu no Recôncavo Baiano, no sec. XVI, entre os escravos das lavouras de cana-de-açúcar. Como o próprio nome diz, é uma roda formada com todos sambando. Dentre os principais, podemos destacar: no Centro, o Samba de Roda “As Matriarcas”, tendo Dona. Badinha como destaque; em Areia

Branca, o “Saia Rendada” e no Quingoma o “Renascer do Quingoma” e em Portão, os sambas de viola, “Unidos de Portão” e o “Jorge da Gomeia”.
Lauro de Freitas possui um dos São João mais animados da Bahia e com a programação diversificada valorizando sempre o artista e a cultural local. O “Arrasta Jegue”, o “Chapéu e Gravata”, “Cangaceiros” são os principais grupos de sambões juninos, que desfilam pelas ruas centrais da cidade durante o dia 24 de junho, data dedicada a São João.

A cidade é reconhecida pelo seu potencial de negócios, atraindo empreendimentos como o Parque Shopping Bahia, o primeiro Centro de Distribuição no Nordeste do Mercado Livre e o Mercadão da Bahia, que foi recentemente inaugurado, instalando diversos pontos comerciais, gastronomia e valorização da cultura local.

Reconhecida como uma cidade boa para fazer negócios, grandes empreendimentos se instalaram no município no último ano. A chegada do Parque Shopping Bahia, maior complexo comercial do Brasil, fez gerar mais de 3.500 empregos. Logo após, a vinda do primeiro Centro de Distribuição no Nordeste do Mercado Livre trouxe mais 500 postos de trabalho.
Lauro de Freitas possui um Polo Cervejeiro, que além de se destacar no setor de serviços e comércio, e um segmento que cresceu foi o de cervejaria artesanal. Atualmente, nove fábricas estão instaladas no município de um total de 13 em todo o estado da Bahia. Aliado a Prefeitura, fabricantes da bebida planejam uma agenda de eventos pós pandemia, e com foco no turismo cervejeiro.

O Ecossistema de Inovação e empreendedorismo em Lauro de Freitas é representado pela comunidade do Vale do Ipitanga. O último ano foi especialmente marcado por conquistas e realizações importantes, como a entrega do Plano Municipal de Inovação, a aprovação da Lei Municipal de Inovação e formação do Conselho Municipal de Inovação e a realização de eventos como o Startup Weekend Lauro de Freitas e o Decola Lauro – este último, mobilizando as quatro hélices que formam o Ecossistema de Inovação, com representantes locais de cada uma, a saber: Poder Privado, Poder Público,

Instituições de Educação e Sociedade Civil Organizada. Startups e outros atores do ecossistema podem participar dos trabalhos acessando.
Foi inaugurado recentemente o Armazém Convention um dos mais estruturados espaços para eventos, localizado dentro do complexo do Parque Shopping Bahia, com uma área 100% climatizada capacidade para até oito mil pessoas. O espaço está totalmente preparado para receber shows, congressos, feiras, conferências, palestras, convenções, formaturas, entre outros, nos mais diferentes formatos, tamanhos e categorias. O espaço possui palco modular, banheiros climatizados, posto médico fixo, cozinha industrial totalmente equipada, camarins, sala de imprensa, uma estrutura pronta para atender todos os tipos de eventos além de um estacionamento do shopping com três mil vagas. O Armazém Convention, já gerou na sua abertura 30 empregos diretos e 300 indiretos, e, com o aquecimento dos eventos previstos, a expectativa é que gere muito mais oportunidades de trabalho.

O Parque Shopping Bahia traz um marco importante para Lauro de Freitas e região. Inaugurado no início de 2020, o shopping é mais do que um centro de compras, é um lugar para viver experiências. Instalado em uma área de aproximadamente 144.000 m2, o moderno empreendimento conta com mais de 190 operações, dentre elas 9 lojas âncoras.

O Mercadão Bahia, localizado ao lado do Parque Shopping Bahia, em Lauro de Freitas, inaugurado em julho, tem como objetivo de oferecer produtos e serviços de diversos segmentos em um mesmo lugar. Com 200 boxes durante a primeira fase da inauguração e estacionamento com 400 vagas, o estabelecimento conta com operações de mercearias, empórios, peixarias, boutiques de carnes e hortifruti, boxes de embalagens, artesanato, bares, lanchonetes, restaurantes e salão de beleza. Com uma área de mais de 18 mil metros quadrados, o complexo é responsável por gerar 2 mil empregos diretos e indiretos desde a sua construção, importante equipamento turístico que alavancará a economia da região e promoverá Lauro de Freitas turisticamente.

 

 

 

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading