Assistentes Sociais de Lauro de Freitas são homenageadas em sessão especial

 Assistentes Sociais de Lauro de Freitas são homenageadas em sessão especial

Em comemoração Dia Nacional do Assistente Social, celebrado em 15 de maio, os profissionais de Lauro de Freitas foram homenageados, nesta quinta-feira (24), em sessão especial na Câmara de Vereadores. Proposta pelos parlamentares municipais Naide Brito e Fausto Franco, a atividade reuniu assistentes sociais de várias áreas de atuação no município.

Além da homenagem, a sessão trouxe para debate temas como “Direito do Serviço Social e o Enfrentamento da Questão Social” e “Seguridade Social e Populações Vulneráveis: Contra a reforma dos Direitos Conquistados”, palestras ministradas pelo doutor em Políticas Sociais Josafá Coelho e pela bacharela em Serviço Social, Sandra Carvalho.

Convidada pelos edis para a sessão, a prefeita Moema Gramacho chamou a atenção para a importância dos profissionais no desenvolvimento de Lauro de Freitas e do Brasil. “Nós temos um marco do profissional da assistência social em nosso país que é a criação do Ministério do Desenvolvimento Social e do SUAS – Sistema Único de Assistência Social”.

A prefeita fez uma retrospectiva de todos os programas e equipamentos sociais que foram implantados em Lauro de Freitas a partir do governo Lula, como o CRAS, CREAS, Bolsa Família, CadÚnico e Minha Casa e Minha Vida. “Encontramos em Lauro de Freitas, em 2005, apenas 400 bolsas famílias e em 2012 saímos deixando 17 mil famílias recebendo o benefício. Parecem apenas números, estatísticas, mas foi a vida das pessoas que mudou com a garantia do direto à saúde, educação e alimentação”, enfatizou emocionada.

Presidente da Câmara Municipal Naide Brito falou da satisfação em receber os assistentes sociais na CMLF. “Hoje é um dia de comemoração, sim, pela luta diária dos profissionais na melhoria da qualidade de vida do nosso povo”. Participaram da sessão profissionais de destaque como Cibele Marques (Conselho de Saúde), Rita de Cássia (Legião da Boa Vontade), Aline Ferreira (coordenadora do curso da Maurício de Nassau), Carla Castro (coordenadora do curso da Unime) e Lilian Athayde (Hospital Menandro de Faria).

As secretárias municipais Bárbara Chaves (Mulher) e Huldaci Santana (Desenvolvimento Social) também participaram da atividade. Com 34 assistentes sociais na secretaria que administra, Huldaci destacou a legitimidade da comemoração. “Ficamos muito felizes com este momento de reflexão, de luta e resistência, transformação e de combate a desigualdade social e violação de direitos”. Para Bárbara Chaves, “as assistentes sociais não podem ser vistas como aquelas que dão um jeitinho ou que fazem favor, e sim como profissionais que estão à frente de processos complicados e que merecem todo nosso apoio”.

Ao final da sessão as assistentes socais dividiram um bolo feito exclusivamente em homenagem à categoria. As profissionais também receberam certificados pela participação nas palestras.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading