Atleta de programa social da Base Aérea, estudante de Lauro de Freitas representará o Brasil em competição mundial

 Atleta de programa social da Base Aérea, estudante de Lauro de Freitas representará o Brasil em competição mundial

Representar o Brasil no Campeonato Mundial Escolar de Orientação 2019, na Estônia (Europa), é o novo desafio de Alana Santos de Souza. Aluna-atleta da Escola Municipal Amauri Siqueira Montalvão, em Areia Branca – Lauro de Freitas e do Programa Forças no Esporte (Profesp), desenvolvido pela Base Aérea de Salvador, Alana competiu com cerca de 80 estudantes de nove federações filiadas à Confederação Brasileira de Orientação (CBO), na seletiva nacional, em Luiziânia (GO), e se classificou entre os três primeiros lugares da categoria D2.

Para ter chegado à seletiva nacional, realizada entre os dias 15 e 17/03, Alana Souza, 13 anos, participou de competições locais e estaduais. A Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), parceira da CBO na etapa nacional, fará a intermediação dos dez atletas classificados, masculino e feminino, para o mundial promovido pela Federação Internacional de Esporte Escolar (ISF), a ser realizado de 29/04 a 05/05, na Estônia.

Os competidores da etapa nacional realizaram duas “Corridas de Orientações”, uma de longa e outra de média distância, relatou Alana sobre as provas em que o participante percorre rotas desconhecidas apenas com o auxílio de um mapa e uma bússola. As categorias foram divididas por faixas etárias: H1 e D1 (nascidos em 2001, 2002 e 2003) e H2 e D2 (2004 e 2005).

A preparação para o mundial será intensificada, segundo Alana. “No treinamento do Profesp irei praticar, principalmente, no ambiente onde tem dunas, para ganhar mais aptidão física. Antes de fazer uma corrida, reconhecemos apenas a característica do lugar. Sei que a Estônia têm muitas árvores grandes, e dependendo da estação poderei até me orientar pelo sol”, disse. Sobre as expectativas para a viagem, a atleta revela estar “ansiosa” e “confiante”.

A confiança vem também do apoio que a atleta recebe da tenente coronel Yara, a quem considera “uma mãe”. Na próxima segunda-feira, 25, Alana será homenageada na BASF, às 10h, durante a solenidade do Dia do Especialista.

Forças no Esporte

O Profesp, uma parceria da Base Aérea de Salvador com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), promove o desenvolvimento esportivo com o intuito de aproximar as Forças Armadas da comunidade, visando a inclusão social de crianças e adolescentes e a promoção da saúde e do bem-estar físico.

Cerca de 180 estudantes participam do programa. Eles são, em sua maioria, da comunidade de Areia Branca, das escolas municipais Tenente Gustavo, Edivaldo Boaventura, Capiarara, Capitulino, Eurides Santana, Esfinge, e Barro Duro.

Jornalista Laerte Santana

Foto Laerte Santana

ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas

19/03/2019

71 3288 8371

https://www.laurodefreitas.ba.gov.br/site

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading