Avião com Lula chega a Curitiba; ex-presidente seguiu para a Superintendência da PF

 Avião com Lula chega a Curitiba; ex-presidente seguiu para a Superintendência da PF

Luiz Inácio Lula da Silva chegou neste sábado (7) a Curitiba, onde passa a cumprir pena de 12 anos e um mês pela condenação em segunda instância em um processo da Operação Lava Jato relacionado ao caso do triplex em Guarujá (SP). Lula nega as acusações.

Lula foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro; ele é o primeiro ex-presidente do Brasil condenado por crime comum.

O ex-presidente Lula chegou a Curitiba em um avião da Polícia Federal e será levado para a Superintendência da corporação, onde ficará detido.

Desde quinta-feira (5), quando o juiz Sérgio Moro expediu mandado de prisão, o ex-presidente ficou na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo.

Lula se entregou à Polícia Federal quase 26 horas após o prazo dado pelo juiz para que ele se apresentasse voluntariamente. O ex-presidente saiu a pé da sede do sindicato às 18h42 e caminhou até um prédio próximo, onde equipes da Polícia Federal o aguardavam.

A saída teve de ser feita dessa maneira porque, às 17h, Lula tentou sair de carro, mas foi impedido pela militância.

O ex-presidente anunciou que se entregaria neste sábado em um discurso feito em frente à sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo Campo.

A fala durou 55 minutos e ocorreu durante ato religioso em homenagem a ex-primeira-dama Marisa Letícia, que completaria 68 anos neste sábado. Lula afirmou que não iria “correr” e “nem se esconder”.

O ex-presidente também criticou as decisões do judiciário e disse que vai provar sua inocência.

Mandado de prisão

Por ordem de Moro, Lula ficará em uma sala especial de 15 metros quadrados, no 4º andar do prédio, com cama, mesa e um banheiro de uso pessoal.

O espaço reservado é um direito previsto em lei.

Lula estará isolado dos demais presos e terá direito a banhos de sol diários de 2 horas. A alimentação e o dia de visitas serão como dos outros.

O ex-presidente é acusado de receber o triplex no litoral de SP como propina dissimulada da construtora para favorecer a empresa em contratos com a Petrobras. O ex-presidente nega as acusações e afirma ser inocente.

A defesa tentou evitar a prisão de Lula com um habeas corpus preventivo no Supremo Tribunal Federal (STF), mas o pedido foi negado pelos ministros, por 6 votos a 5.

A defesa queria que a pena só fosse cumprida após o trânsito em julgado do processo – ou seja, após encerradas todas as possibilidades de recurso nos tribunais superiores, o que foi rejeitado.

Em nota, o advogado Cristiano Zanin Martins, um dos defensores de Lula, afirma que “o mandado de prisão contraria decisão proferida pelo próprio TRF-4 no dia 24/01, que condicionou a providência – incompatível com a garantia da presunção da inocência – ao exaurimento dos recursos possíveis de serem apresentados para aquele Tribunal, o que ainda não ocorreu”.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading