Bahia sediará seminários de tecnologia integrada. O primeiro acontece em Lauro de Freitas

 Bahia sediará seminários de tecnologia integrada. O primeiro acontece em Lauro de Freitas

Entre os dias 1º e 2 de agosto, Lauro de Freitas sediará o I Seminário de Integração Metropolitana de Redes e Tecnologias. Encontros similares também ocorrerão nos próximos meses, até dezembro, em Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Vitória da Conquista e Barreiras. De acordo com um dos organizadores desta iniciativa, Mauro Cardim, secretário municipal de Planejamento, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Lauro de Freitas, a tecnologia é fundamental para o desenvolvimento sustentável integrado das cidades baianas. Confira entrevista sobre o tema:

Quais os objetivos dos seminários de Integração Metropolitana de Redes e Tecnologias?

Debater de forma técnica, ampla e absolutamente apartidária, problemas e soluções para o desenvolvimento convergente da internet/banda larga na Região Metropolitana de Salvador e de outras regiões importantes da Bahia.

Qual o conceito de uma smart city?

O desenvolvimento sustentável dos municípios passa pelo uso da tecnologia e da sua ferramenta estruturante: a internet/banda larga. Uma cidade inteligente é a que leva para o cidadão, o usuário, todas as facilidades advindas da conectividade. A utilização da tecnologia pelo Poder Público reflete de forma positiva na saúde, educação, segurança pública etc.

Quais as medidas que o município de Lauro de Freitas vem realizando para a tecnologia melhorar a qualidade de vida dos cidadãos?

Estamos em processo de recuperação do anel de fibra ótica do município, com pouco mais de 15 km. Esta ação é fundamental para a implantação de banda larga nas escolas da rede municipal de ensino; no uso da Telemedicina nas Unidades de Saúde; implantação de zonas com wifi gratuito nas praças públicas; integração de câmeras de monitoramento para uso no Trânsito e também no suporte à segurança pública e unificação de sistemas de informações da gestão pública. Estas são as metas da SEPLAN.

As Parcerias Público Privada (PPPs) são uma tendência para a promoção das inovações tecnológicas?

Não se pode imaginar um município com um planejamento estratégico sustentável sem examinar todas as possibilidades de parcerias público-privadas. Experiências positivas realizadas em vários municípios do Brasil estão sendo estudadas pela SEPLAN. Lauro de Freitas está atenta aos avanços nesta área.

Política Livre

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading