Bancários acabam a GREVE e rede bancária volta ao normal daqui a pouco com exceção da CEF

 Bancários acabam a GREVE e rede bancária volta ao normal daqui a pouco com exceção da CEF

Parte dos bancários encerrou a greve da categoria na Bahia após votação realizada em assembleia na noite desta quinta-feira (6). Os trabalhadores dos bancos privados e do Banco do Nordeste aceitaram a proposta feita pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e as agências devem voltar a funcionar nesta sexta (7).

 Já os da Caixa optaram por manter a paralisação. Os funcionários de cada instituição financeira votaram em separado pela manutenção ou não do movimento grevista. 

 “Consideramos que a proposta da Fenaban é insuficiente, porque não contempla a reposição da inflação nos últimos 12 meses. Mas as condições para a permanência da greve eram ruins. Na Caixa, a maioria dos trabalhadores optou por permanecer no sentido de buscar melhorias na proposta apresentada”, avaliou o presidente do sindicato dos bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos. 

Os bancos se comprometeram a dar 8% de reajuste salarial e abono de R$ 3.500. A oferta inclui ainda aumento de 10% no vale refeição e no auxílio-creche-babá e de 15% no vale alimentação, além de aumento real de 1% em todos os salários e demais verbas. A princípio, os bancários pediam aumento de 14,78% de reajuste salarial. 

A última proposta foi feita pela Fenaban em reunião realizada na noite de quarta-feira (5). A paralisação já durava 31 dias e afetava o serviço em todos os estados do país. A decisão na Bahia segue uma tendência nacional. Bancários de pelo menos mais 20 estados e do Distrito Federal também decidiram encerrar a paralisação em assembleias regionais que aconteceram na noite de ontem. 

Assim como na Bahia, os funcionários da Caixa escolheram continuar com a greve em algumas regiões do Brasil. Segundo estimativas do sindicato da categoria, 952 agências estavam com as atividades paradas na Bahia e cerca de 13 mil em todo país.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading