Bankoma celebra Oxumarê no LauroFolia

Os fogos de artifícios estouram no céu para anunciar o início do desfile do Bloco Bankoma na noite desta segunda-feira (27), encerrando os festejos do LauroFolia no Centro. O afro trouxe para o circuito o tema “As cores do arco-íris estão escritas lá no céu”, e canções inspiradas por Oxumarê Angorô, energia ancestral que rege o ano, de acordo com a cultura Bantu.


Ao som da canção “Oia Oia vem ver”, o bloco contagiou a todos que assistiam ao desfile. Atento a cada detalhe, Gilvan Carvalho elogiou a ornamentação e criatividade do Bankoma. “As roupas estão lindas e a alegria das pessoas que fazem parte deste projeto é muito perceptível”, frisou.

A atração é organizada em Alas. As baianas abrem os caminhos para o bloco passar, logo atrás, mais de cinquenta os jovens dançarinos que fazem parte do corpo de baile do Bakoma se movimentam em perfeita sincronia com a animação do público.

A Avenida Mário Epingaus, se tornou um imenso tapete amarelo e dourado. Veterana nos carnavais com o Bankoma, a foliã Cleide Silva destacou a importância cultural do bloco para Lauro de Freitas. “ Bankoma é muito mais que um bloco, é a representação da resistência da luta negra, é uma referência”, disse.

Dando sequência a folia momesca, o Afoxé Filhos da África trouxe para o circuito a essência do candomblé. Alfazema e pipoca abriam os caminhos enquanto os atabaques entoavam o compasso percussivo. Também passaram pela avenida, os blocos Xiloló, Jeguinho e As Poderosas.

De acordo com a Polícia Militar, 14 mil pessoas participaram da folia. “A festa transcorreu sem maiores alterações. Realizamos abordagens e acompanhamento dos trios, sem nenhuma ocorrência”, destacou o major Fabrício Oliveira, da 52ª Companhia Independente de Polícia.

Sob o comando de suas majestades, o rei Momo Jeferson Santos e a rainha Adriana Almeida, a folia em Lauro de Freitas foi sucesso. Agora, a folia segue dia 1º, em Portão, com o desfile do Bankoma, dias 4 e 5 em Areia Branca, e dia 5 em Itinga e Vida Nova.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading