agosto 05, 2021

970×90

Campanha de vacinação contra gripe começou sem filas em Lauro de Freitas

Campanha de vacinação contra gripe começou sem filas em Lauro de Freitas

Sem filas ou aglomerações, a vacinação que protege contra o vírus Influenza A, seguiu tranquila durante esta segunda-feira (12). Neste primeiro dia da campanha em Lauro de Freitas, 658 pessoas foram imunizadas. A Prefeitura montou um esquema especial com 11 salas de vacinação e mais quatro locais para atender as grávidas, puérperas (mulheres que deram à luz há até 45 dias), crianças de seis meses a menores de seis anos e profissionais de saúde, componentes do público alvo, na fase 1 do calendário nacional.

A enfermeira e coordenadora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), Verusca Roseira, alerta para a necessidade do prazo de intervalo entre as vacinas da Covid-19 e da gripe. “Estrategicamente o Ministério da Saúde elegeu os públicos alvo para a vacina da gripe aqueles que ainda não são componentes para receber a vacina da Covid-19, salvo profissionais de saúde que devem ficar atentos ao intervalo de 14 dias entre as doses”, informou.

Carregando o filho de dois anos nos braços, a dona de casa Bruna Carreia disse que é um alívio poder imunizar seu pequeno contra a gripe. “Ele tem problemas respiratórios e ser vacinado contra a H1N1 é muito importante para evitar problemas maiores”, disse. A gestante Maíse Azevedo, de 31 anos, também não perdeu tempo e logo cedo foi tomar a dose. “Estou esperando meu segundo filho e essa vacina é muito importante para seguir a gravidez de forma tranquila e segura”, falou.

A vacina contra a gripe, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no país: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2). Para atingir a meta de vacinar 90% dos públicos-alvo, a prefeitura conta com o apoio de mais de cem profissionais. “É importante frisar que pessoas que apresentarem sintomas gripais como febre, dores de cabeça, cansaço não serão vacinadas”, disse Verusca.

*Locais de vacinação*

A imunização da gripe acontece em locais diferentes da vacina do Covid-19. A Prefeitura reservou 11 Unidades de Saúde da Família (USF), para aplicar as doses das 8h às 16h de segunda a sexta-feira.

As doses são aplicadas em Itinga nas USF Santa Bárbara, Parque São Paulo, Cidade Nova, Jardim Independência, Tarumã e Pastor Israel Moreira. Em Portão será na USF Vila Nova e Noel Alves Cruz. Em Areia Branca, na USF Antônio Carlos Rodrigues. No Jambeiro a imunização acontece na USF Padre João Abel, e no Capelão na USF Manoel José Pereira.

Outros pontos estratégicos foram incluídos, porém o horário de atendimento nesses locais será das 14h às 16h. São eles: Centro, no drive do Ginásio do Aracui; em Portão, na escola Kleber Pacheco; na Itinga, Escola Dois de Julho e na Escola Vovó Ciça. Outro ponto foi colocado na Escola Municipal Vida Nova.

*Documentos*

Para receber a proteção é necessário ser integrante do público alvo, estar munido de documento de identificação com foto ou certidão de nascimento no caso das crianças, cartão SUS e CPF.

*Etapas*

De acordo com estratégia definida pelo Ministério da Saúde, a vacinação acontecerá de forma escalonada:

Primeira etapa (12/04 a 10/05) – crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde e povos indígenas;

Segunda etapa (11/05 a 08/06) – idosos com 60 anos ou mais e professores das escolas públicas e privadas;

Terceira etapa (09/06 a 09/07) – pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

 

Compartilhe
abaixo de Saúde

Sobre o autor

posts relacionados

abaixo de Saúde