Caretas levam criatividade e animação ao Carnaval de Lauro de Freitas

 Caretas levam criatividade e animação ao Carnaval de Lauro de Freitas

Depois de desfilar no Circuito Sivú, os foliões do Bloco das Caretas participaram do Concurso dos Mascarados, neste sábado (10), na Praça da Matriz. Concorrendo em dez categorias diferentes, os mais de 300 mascarados inscritos esbanjaram molejo e simpatia durante a competição.

Realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo, o Concurso dos Mascarados acontece todo ano no sábado de carnaval. “Esse Concurso é dos pontos fundamentais do carnaval de Lauro de Freitas por ser uma cultural tradicional. É o momento mais feliz, mesmo que intimista, e a tendência é que essa tradição se amplie com o passar dos anos”, destacou o ator Tobé Veloso, um dos jurados do concurso.

A disputa foi acirrada nas dez categorias: mais feia, mais engraçada, máscara artesanal, mais criativa, careta dançarino, melhor personalização, melhor careta de borracha, careta atleta mais engraçada, careta mirim mais feia e mirim mais engraçada.

Vencedor da categoria careta artesanal Eliomar Dórea agradeceu a todos os participantes por manter viva a cultura do careta. “Que nesse carnaval todo mundo possa curtir em paz e amor e que possamos cumprir o compromisso com nossa tradição”. Como prêmio Eliomar levou para casa uma bicicleta. Tablet, liquidificador, ventilador, caixa de som, máquina de cortar cabelo e chapinha estavam entre os prêmios do concurso.

Na categoria careta mirim quem levou o tablet para casa foi o pequeno Arthur Nascimento, 4 anos. “Vou assistir meus desenhos e Felipe Neto (youtuber)”. Para Luci Nascimento, mãe de Arthur, “é uma felicidade trazer ele pra participar e ainda ganhar o concurso. Desde o primeiro aninho dele eu o trago para assistir ao desfile e hoje é ele que pede pra vir”.

“As caretas fazem parte da manifestação cultural de Lauro de Freitas e antecipa o carnaval na cidade participando de todas as festas desde e início do ano. Esse concurso é uma forma de reconhecimento do nosso significado na cultura local”, afirmou Rodrigo Sá, o Crioulo, líder das Caretas há 13 anos em Lauro de Freitas.

Mais fotos no flickr. Acesso pelo site da Prefeitura de Lauro de Freitas www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading