Catar gasta 500 milhões de dólares por semana em preparação para a Copa-2022

Sede da Copa do Mundo de 2022, o Catar não quer saber de economizar quando o assunto é o maior evento de futebol do mundo. De acordo com Ali Shareek Al-Emadi, ministro das Finanças do emirado, o Catar tem desembolsado cerca de 500 milhões de dólares (R$ 1,56 bilhão) por semana na preparação para sediar o evento.

Apesar do alto valor semanal, Al-Emadi garante que estes gastos continuarão de forma ininterrupta até 2021. “Gastamos 500 milhões de dólares por semana nos principais projetos e isso vai continuar assim durante os próximos três ou quatro anos, no intuito de conseguir nosso objetivo, que é estarmos prontos para 2022”, explicou o ministro aos jornalistas, em entrevista coletiva realizada na terça-feira (7). 

No total, o Catar, potência na produção de petróleo, prevê o gasto de 20 bilhões de euros (aproximadamente R$ 66,8 bilhões) para organizar a Copa do Mundo. “Cerca de 90% dos contratos estão a pleno vapor, e isso não envolve só os estádios. Também vamos construir autoestradas, vias férreas, aeroportos… As verdadeiras infraestruturas, hospitais e todo o resto”, garantiu o ministro.

Questionado sobre o fato da Copa do Mundo do Catar ser a mais cara da história, o ministro argumentou que “se levarmos em consideração unicamente a construção de estádios, não será o Mundial mais caro da história”. 

Al-Emadi garantiu ainda que este investimento não será afetado por um possível déficit orçamentário, apesar do país passar por problemas econômicos devido à queda do preço do barril de petróleo no mercado.

No ano passado, por exemplo, o Catar sofreu seu primeiro déficit orçamentário em 15 anos, no valor de 11,2 bilhões de euros.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading