Chromium x Chrome: Afinal, qual é a diferença entre os dois navegadores?

 Chromium x Chrome: Afinal, qual é a diferença entre os dois navegadores?

Lançado em 2 de setembro de 2008, o Chrome era a iniciativa do Google para acabar com a bipolaridade do mercado de navegadores, até então dominado pelo Internet Explorer e Mozilla Firefox. Desenvolvido com tecnologias abertas, o Chrome logo se tornou um estrondoso sucesso, devorando uma enorme fatia do marketshare e conquistando legiões de usuários poucas horas após seu lançamento.

Hoje, ele é o navegador mais usado no mundo, com 49,2% dos usuários somente em sua versão Desktop. Aqueles que não costumam utilizar esse navegador ou que estão prestes a migrar de um navegador concorrente para ele logo ficam com dúvida devido a outro navegador também fornecido pelo Google, chamado Chromium.

Chrome X Chromium

Afinal, quais são as diferenças entre esses dois navegadores? Qual deles você deve escolher? Software Livre Por utilizar software livre para construir e manter o Chrome, o Google também cointribui com os projetos opensource que o beneficiaram e a retribuição a isso é justamente esse outro navegador do ícone azulado, o Google Chromium.

Para que possa proteger a marca “Chrome” ao mesmo tempo em que devolve benefícios para a comunidade de software livre, o Google oferece o Chromium, que nada mais é que uma versão do Chrome com código aberto. Por ter seu código-fonte aberto (diferente do Chrome tradicional, que é gratuito mas tem porções de código proprietário), o Chromium está disponível em uma enorme quantidade de distribuições do sistema operacional Linux e também pode ser baixado para Windows, Mac e outras plataformas. Assim sendo, muitas das novidades que são anunciadas para o Chrome aparecem primeiro no Chromium, já que o navegador azul faz parte do Projeto Chromium, que funciona como base de desenvolvimento do navegador colorido e de tecnologias relacionadas.

O Chromium funciona como se fosse uma versão beta do Chrome, recebendo novos recursos antes da versão comercial, porém estável o bastante para ser utilizado no dia-a-dia na maioria das vezes. Afinal, qual utilizar? Na prática, não faz tanta diferença optar por uma ou outra versão do navegador do Google. Se você deseja receber antecipadamente recursos e novidades que o Google e a comunidade desenvolvem para o Chrome, pode instalar o Chromium sem problemas. Caso contrário, pode optar por instalar a versão tradicional.

Entretanto a coisa muda um pouco de figura caso você seja usuário de Linux: algumas distribuições (Ubuntu, por exemplo) mantêm apenas versões estáveis do Chromium para uso seguro. Outras distros geralmente incluem versões preliminares de testes geradas diariamente – conhecidas como “nightly builds” – sem que os testes sejam concluídos, o que pode ocasionar bugs e travamentos durante o uso. Cabe verificar se seu sabor favorito de Linux oferece versões estáveis ou não do Chromium antes de instalá-lo.

Caso opte pelo Chromium, ele pode ser baixado a partir do site do projeto, esta outra página com links diretos para download ou, caso use Linux, a partir do repositório de sua distro. Esta página na internet traz uma tabela com as principais diferenças entre as duas versões do navegador.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading