Cientistas desenvolvem pen drive para detectar HIV

O tempo médio de três dias de espera para obter o resultado de um teste de HIV pode estar com os dias contados. Isso porque cientistas do Imperial College, de Londres, na Inglaterra, criaram um dispositivo, uma espécie de pen drive, capaz de realizar o exame em menos de 30 minutos, que pode ser feito em casa ou regiões remotas, sem acesso a laboratório, por exemplo. Porém, pesquisas ainda são realizadas com o aparelho.

Quando o dispositivo recebe uma gota de sangue, qualquer quantidade de vírus presente na amostra desencadeia uma mudança de acidez, que o chip (conectado ao dispositivo) transforma em um sinal elétrico. Este sinal é enviado ao pen drive, que mostra o resultado rapidamente em um computador ou aparelho portátil. “Pegamos o trabalho que é feito neste equipamento, que tem o tamanho de uma fotocopiadora grande, e o encolhemos até caber em um pendrive”, explicaram os pesquisadores, de acordo com a Veja.

Com leitura rápida e altamente precisa de quanto vírus se encontra no sangue do paciente, o dispositivo se mostrou confiável, com 95 % de acerto quando comparado com testes de laboratórios, segundo estudo publicado pela revista Nature.

Ainda que os pesquisadores afirmem que a tecnologia esteja em estágio inicial, a invenção permite que os pacientes monitorem regularmente seus níveis de vírus – algo semelhante em como os portadores de diabete verificam os níveis de açúcar no sangue. “Monitorar a carga viral é crucial para o sucesso do tratamento de HIV. No momento, os exames muitas vezes exigem um equipamento caro e complexo que pode demorar alguns dias para produzir um resultado”, disse Graham Cooke, que co-liderou a pesquisa do departamento de medicina do Imperial College.

O próximo passo, segundo os cientistas, é permitir a mesma facilidade para o exame de outros vírus, como a hepatite, por exemplo.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading