Com ações em Salvador, PF ataca grupo que lesava servidores públicos do Ceará

 Com ações em Salvador, PF ataca grupo que lesava servidores públicos do Ceará

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (3/12) uma operação que investiga um suposto esquema que tinha como alvo servidores públicos, através de operações irregulares de crédito consignado. O objetivo da operação, denominada Onzenário, é cumprir quatro mandados de prisão temporária, 26 de busca e apreensão em Salvador, Ceará e São Paulo, assim como o bloqueio de valores em contas dos investigados.

Segundo a PF, os mandados foram deferidos pela Justiça Federal do Ceará, em decorrência de uma investigação que apura casos com indícios de uma conspiração entre agentes públicos estaduais, ex-gestores de instituições financeiras e empresários que atuaram no direcionamento ilícito de operações de crédito consignadas em folha dos servidores do Governo do Ceará ocorridos entre os anos de 2008 e 2014.

Os crimes investigados são de associação criminosa, corrupção, fraude em licitação, crimes contra o sistema financeiro nacional e lavagem de dinheiro, culminando em enriquecimento dos investigados. A PF identificou fluxo intenso de capitais obtidos de forma criminosa em prejuízo dos servidores públicos estaduais, através de investimentos, aquisições imobiliárias e simulação de aquisição de cotas de sociedade empresarial.

Há ainda os supostos indícios de atuação de um ex-secretário de Estado da Casa Civil do Ceará, e do genro desse ex-secretário. Na época, o suspeito era gestor de uma das empresas que movimentou mais de R$ 600 milhões nas operações de crédito sob investigação. Contra ele também há um mandado de prisão. A PF não divulgou os nomes dos investigados. O nome da operação remete a agiotagem ou cobrança extorsiva de juros.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading