Com apelos de paz e respeito à diversidade, rei e rainha abrem o Laurofolia

“Agora a cidade é do rei e da rainha, Lauro de Freitas é da folia”. Foi nesse clima de animação que a prefeita Moema Gramacho entregou, no início da noite desta sexta-feira (24), a chave da cidade à realeza do carnaval, Jeferson Santos e Adriana Almeida. Com muito samba no pé e dispostos a cumprir o reinado até segunda-feira, rei e rainha decretaram aberta a folia com apelo de a paz e de respeito à diversidade.
Esse também é o desejo da prefeita Moema Gramacho. “Que esse seja o carnaval que vai difundir a cultura da paz, da não violência. Que a cidade seja de festa e respeito”, disse.

A cantora Patrícia Miller saudou os foliões na Praça da Matriz com sua música eletrizante, enquanto grupos de samba, arrocha e uma charanga balançavam o circuito de três quilômetros, do final de linha ao Centro. “Hoje é primeiro dia do carnaval e a festa já está muito bonita. Os blocos estão saindo muito organizados, e não temos dúvida de que vai ser sucesso total” declarou o secretário de Cultura e Turismo Manoel Carlos Carlucho.

A Secretaria de Políticas para Mulheres levou para o circuito a Campanha Respeita as Minas, em parceria com a SPM estadual A Campanha busca combater a violência contra a mulher e incentivar as denúncias de agressão. As mulheres estavam atentas ao cumprimento da Lei Antibaixaria que proíbe a execução de músicas que estimulem a agressão ao segmento feminino.

No meio dos foliões, a menina Nicole Guinades, 7 anos, moradora da avenida Mário Epinghaus, se divertia com a família. “Tô achando muito legal, gosto muito das músicas e aqui posso brincar a vontade”, afirmou. Em Lauro de Freitas, os blocos desfilam sem cordas, arrastando uma animada pipoca. Maura de Jesus, 68 anos, acompanhava a charanga do bloco Coroas de Santo Amaro. “Amanhã estarei firme e forte no baile da terceira idade”.

Sob o comando de suas majestades a folia em Lauro de Freitas segue até segunda-feira (27) no centro. No dia 1º, a folia chega a Portão, com o desfile do Bankoma, dias 4 e 5 em Areia Branca, e dia 5 em Itinga e Vida Nova. Neste sábado, o destaque são os mascarados e o baile da terceira idade a partir das 15h. Com todas as secretarias municipais envolvidas na festa, a organização e a segurança foram muito elogiadas pelos foliões.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading